A marca de refrigerantes Pepsi fez barulho em campanha com as gêmeas do nado sincronizado e o apresentador Rodrigo Faro para atrair os clientes para a sua promoção “Pode ser Pepsi em dobro”, programada para acontecer no último sábado (10) e domingo (11). Porém, pelo visto, não esperava que a ação gerasse tanta procura. Como resultado, a marca recebeu muitas reclamações dos clientes que, em diversos casos, não encontraram o produto nos pontos de vendas.

E o pior: o “pode ser”, slogan da campanha, virou a pergunta do concorrente: “Pode ser Coca-cola?”, como no caso do Grupo Pão de Açúcar. A empresa, controladora das redes varejistas Extra, Assaí e Pão de Açúcar, recebeu 150 carretas com o refrigerante para os dois dias – número é o suficiente para um mês de vendas, segundo o próprio grupo. Solicitou mais 60 depois, mas só recebeu 20. Finalizado o estoque, ofereceu outros refrigerantes da Ambev (distribuidora da Pepsi no Brasil), como Guaraná, para dar sequência à ação. Não suficiente para suprir a demanda e com o intuito de garantir a promoção aos consumidores, a rede optou para dar aos clientes o concorrente direto da Pepsi: a Coca-Cola.

Isso não é nada, porém, se comparado com o que o Grupo Pão de Açúcar pretende fazer. Segundo declaração do diretor comercial Wilson Barquilla à imprensa, o grupo acionará a própria Ambev para arcar com os custos. O grupo ainda publicou anúncio no jornal “O Estado de S.Paulo” em que pede desculpas pelo incidente.

Na fanpage da marca, alguns aprovaram a ação, mas a maioria dos comentários criticava a escassez do produtos nos estabelecimentos. “Faltou confiança na intensidade da promoção, faltou planejamento, estratégia, interação entre logistica, marketing… tudo bagunçado”, afirmou uma “fã” da marca, enquanto, outro usuário da ferramenta emendou: “Se a Pepsi não tem condições de abastecer de forma correta que não faça a promoção, pois procurei em varios lugares que acabou. Isso é justo? É uma falta de respeito com o consumidor. Que faça novamente de forma correta”.

O propmark entrou em contato com a Pepsi, mas, até o fechamento desta nota,´não recebeu retorno.

Leia abaixo o texto presente nos anúcios veiculados no jornal O Estado de S.Paulo neste domingo (11) pelas rede Extra e Pão de Açúcar sobre o ocorrido:

Extra: “Prezados clientes, devido ao grande sucesso da ´promoção ‘Pode ser Pepsi em dobro’, comunicamos que nossos estoques dos produtos da linha Pepsi acabaram antes do esperado. O Extra, que tem o compromisso de ser sempre mais barato, mais barato e tornar tudo mais possível aos seus clientes, lamenta eventuais transtornos que isso possa ter causado. Contamos com a sua compreensão”.

Pão de Açúcar: “Pode ser que você não tenha encontrado sua Pepsi no Pão de Açúcar. Comunicamos que devido ao grande sucesso da promoção ‘Pode ser Pepsi em dobro’, nossos estoques dos produtos da linha Pepsi acabaram antes do esperado. Lamentamos o fato ocorrido e qualquer transtorno que tenhamos causado aos nossos clientes. Obrigado pela compreensão”.

por Marcos Bonfim