No intuito de fornecer mais subsídios aos clientes em datas comemorativas, a McCann lançou a série de investigações “A verdade sobre sua próxima promoção”, que avalia o comportamento do consumidor na América Latina. O primeiro período estudado foi o Dia das Mães, comemorado neste domingo (12). Dois mil consumidores, com mais de 18 anos e de todas as classes socioeconômicas, participaram da pesquisa online, localmente coordenada pela WMcCann e realizada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai. No Brasil, a amostra foi composta de mil pessoas.
“Acredito que o maior benefício dessa iniciativa é ajudar no entendimento sobre a antecedência com que os consumidores compram. É notável como datas como essa, apesar de muito presentes na cabeça das pessoas, não se relacionam à preparação para a compra, já que muitos deixam para a última hora. Do ponto de vista comunicacional, as empresas podem se preparar com mais argumentos para ativar o consumir no momento de compra. No caso do Dia das Mães, é uma ferramenta para que as marcas definam o quanto podem se apropriar dos interesses das próprias mães na geração de experiências em torno delas”, diz Luana Azeredo, gerente de planejamento da WMcCann.
Segundo a executiva, o Brasil está entre os países mais competitivos quando se investiga a motivação por trás do ato de presentear. Os resultados revelaram que 100% dos consumidores têm como intenção fazer com que suas mães se destaquem na família; 83,3% afirmam que, ao comprar um presente, querem superar os entregues pelos irmãos; 64,4% dizem que fazer a mãe sentir-se especial em relação às outras está em primeiro plano.
O estudo revelou que 88% dos brasileiros deixam a compra de presentes para a última hora, frequentemente para o próprio dia da celebração. “Como dado curioso, vale ressaltar a preocupação das mães com a própria família. Basicamente, quase toda mãe quer ganhar presentes na data, mas grande parte delas trocaria o mimo por mais tempo com os entes queridos (24%). E embora um número bastante relevante afirme não dar muita importância ao dia, todas ficam chateadas se não são lembradas. Apenas 17% das entrevistadas não trocariam o Dia das Mães por nada nesse mundo”, afirma Luana.
A pesquisa também indicou que 58% da amostra nacional recorre aos shoppings em ocasiões como essa e que 26% se diz influenciável pelas vitrines físicas das lojas, mesmo índice registrado quando a influência vem da internet e das redes sociais. As próximas datas investigadas serão o Dia dos Pais, Natal e Ano Novo.