O consumo de entretenimento está se movendo cada vez mais para o mundo das telas. De acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex envolvendo 170 mil entrevistados de 32 países, a população está interagindo com a mídia online cada vez mais, em detrimento dos meios tradicionais.
A televisão é um exemplo desta tendência: ainda líder das mídias tradicionais, ela apresentou uma redução de aproximadamente 2,5 horas diárias em 2012 para 2 horas diárias em 2014, enquanto o consumo de vídeos on demand teve evolução de de 0,73 horas diárias em 2012, agora o índice é de 0,78 horas por dia.
E a tendência maior agora sequer é a migração para o digital, mas sim o foco em mobile. A média de consumo no celular, incluindo filmes, clipes e programas de televisão, é de 30% de toda a porção digital, ante 20% via tablet e 50% por meio de computadores ou notebooks.
Pensando em conteúdo como um todo, o uso da web no celular para estes fins passou de 1,3 horas em 2012 para 1,98 horas em 2014. Mesmo como ferramenta de segunda tela, o mobile (hoje com 56% de preferência) vence o computador (46%, contando que existem usuários que podem responder ‘sim’ aos dois devices). Mesmo outros aparelhos, como videogames, também têm o seu espaço: 45% dos entrevistados afirmaram consumir conteúdo (incluindo jogos) pelas plataformas, hoje conectadas e recheadas de apps.