“Online e offline: existe convergência entre as mídias?” foi o tema da palestra da publicitária Elisa Calvo (ex-Y&R) e do diretor da área interativa da Age, João Binda, nesta quarta-feira (19), segundo dia do World Web Expo Forum. Os propfissionais defenderam a integração das mídias e apresentaram cases que utilizaram diversas plataformas e deram certo, como a campanha da Nova Schin e dos biscoitos Plugados, da Adria.

Elisa afirma que com a difusão da internet, os consumidores tornaram-se muito exigentes e as empresas precisam mudar sua postura. “Hoje não dá mais para enganar o consumidor. O serviço ou produto oferecido precisa ter qualidade senão, o consumidor vai reclamar em sites, blogs e comunidades virtuais. Além disso, a empresa precisa manter seu site sempre atualizado
e responder rapidamente os e-mails de reclamações”, diz Elisa.

Já Binda acredita que ter site já não é mais suficiente para uma empresa conquistar o consumidor. “Há dez anos, muitas empresas não pensavem em ter um site. Hoje, elas não só devem ter um atualizado como também, precisam pensar em WAP site, já que a internet móvel será a principal via de acesso ao mundo virtual”, explica Binda. De acordo com os palestrantes, hoje há 2 bilhões de sites no mundo e só no You Tube são 120 milhões de acessos ao dia.

Maria Fernanda Malozzi