Após três meses de votação popular e com a participação de 1,7 milhão de internautas, Fuleco foi o nome escolhido para o mascote da Copa do Mundo 2014, o tatu-bola, eleito para representar o mundial. O nome é resultado da fusão entre as palavras “Futebol” e “Ecologia” e recebeu 48% dos votos. O resultado foi anunciado na noite do último domingo (25) durante o “Fantástico”, na Rede Globo.
Ele concorria com Zuzeco, que teve 31% dos votos, e Amijubi, que recebeu 21%. As três opções de nome foram definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos. De acordo com a Fifa, um dos objetivos da entidade é enfatizar a “importância do meio ambiente e da ecologia” na Copa 2014 e a fusão das duas palavras “representa perfeitamente a maneira como a Copa do Mundo da Fifa pode incentivar o público a se comportar de forma ambientalmente correta”.
O desenho do tatu-bola, assinado pela 100% Design, foi escolhido pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local da Copa (COL) após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Após pesquisas, o desenho foi identificado como o favorito entre crianças de 5 a 12 anos, o público-alvo da organização do mundial.
O mascote oficial do Brasil 2014 segue os passos de figuras de outros mundiais, como Zakumi (África do Sul 2010), Goleo (Alemanha 2006) e o precursor World Cup Willie (Inglaterra 1966). De acordo com a Fifa, o desenho terá papel importante na ativação de campanhas e ações promocionais. “O mascote é uma das principais imagens do mundial, proporcionando à Fifa, ao COL e a outras partes envolvidas uma marca forte para a ativação de campanhas promocionais e o contato com o público”, declarou a organização.
Nas redes sociais, o nome do mascote não foi bem-recebido. Até esta segunda-feira (26), a hashtag #Fuleco continuava entre os assuntos mais comentados do Twitter, ao lado do termo “Copa”. O portal de humor Kibe Loco lançou a campanha “Fuleco, não!” e centenas de usuários postaram trocadilhos com o nome escolhido para o tatu-bola. “O engraçado vai ser os gringos falando Fuleco”, postou um usuário. “Sérgio Cabral organiza passeata no Rio para pedir a Dilma que vete o nome Fuleco”, brincou outro.
Cartazes
Também foram divulgados neste fim de semana os cartazes das 12 cidades-sede para o mundial. Cada uma escolheu um ícone local para destacar nos pôsteres. Belo Horizonte trouxe a Igreja de São Francisco de Assis, que integra o conjunto da Pampulha, no cartaz para divulgar a cidade. Já o pôster do Rio de Janeiro foi criado a partir de um concurso nacional e representa a essência do carioca, em imagem criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner.
No cartaz da capital paulista, o caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado. A imagem procura refletir uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol. A cidade receberá seis jogos do Mundial de 2014, incluindo a partida de abertura, com o Brasil em campo.
Os pôsteres serão utilizados na promoção das cidades para o evento. “Os cartazes oferecem às sedes uma plataforma para mostrar suas cidades, não somente dentro do Brasil, mas globalmente. Receber a Copa do Mundo da Fifa é uma grande oportunidade para apresentar a cidade a um público internacional”, declarou a organização esportiva em comunicado. As imagens das 12 cidades estão disponíveis no site da Fifa e na página do Facebook do Portal da Copa, do Ministério do Esporte.