Um dos principais campeonatos regionais do país, a Copa do Nordeste é uma mistura de rivalidade e emoção. Disputado desde 1994, a Lampions League, como também é conhecida, vem a cada ano aguçando mais a paixão do torcedor, atraindo audiência e, consequentemente, grandes marcas.
Sportingbet, Ale, Pitu, Assaí Atacadista, Krona Tubos e Conexões, Gin Gordon’s, Whisky Black & White, Consórcio Embracon e Suggar Eletrodomésticos, Multilaser, Nivea Men, Digi+ e Uniasselvi, além da Brahma e do TikTok, foram as marcas que contribuíram para que a competição batesse o recorde de patrocinadores. Nesta edição, foram 15 no total, um aumento de mais de 100% em relação ao ano passado.
“Acreditamos que a conexão entre a competição e torcedores, independentemente do clube de coração, tem ajudado as marcas a entenderem o porquê que a Lampions é um case diferente no mercado”, disse Guilherme Lenz Cesar, diretor da LiveMode, agência que detém os direitos de comercialização da Copa do Nordeste.
O pacote de patrocínio de 2021 seguiu a mesma linha do ano passado, mas com duas inovações. Seguindo um formato usado por alguns clubes europeus, formatado para gerar mais retorno para as marcas, o painel de LED em torno do gramado passou a ser no campo inteiro. Isso permitiu que as marcas estejam nos três lados do campo, com exposição sem descontinuidade.
A outra inovação foi na entrega digital. A Copa do Nordeste se inspirou no Red Zone da NFL para criar o LampiON. Na liga americana, o formato foi pensado para permitir que o torcedor acompanhe diversos jogos simultâneos na rodada.
A Copa do Nordeste deste ano foi transmitida pelo NordesteFC Sportingbet (antigo Live FC), serviço de streaming por assinatura. Além deste meio, os jogos também puderam ser assistidos por meio das operadoras com PPV, como Net/Claro e Sky. Os direitos também foram compartilhados como a Fox Sports e a TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco.
Falando em SBT, a emissora conquistou a liderança da audiência em dez das 12 rodadas da Copa do Nordeste – oito vezes em Fortaleza e salvador e uma no Recife. Já a Fox Sports foi líder entre os canais de esporte em seis das 12 rodadas.
RECORDES
O executivo da LiveMode revelou que a edição deste ano ainda bateu recordes de ações, tais quais o Craque do Jogo, Seleção do Campeonato, Garçom da Rodada, além de branded contente nas redes sociais, ações sociais no Nordeste Cuida e ativações nas finais.
No ano passado, foram 20 ações contra 50 ativações de 2021.
“O Show da Lampions foi apresentado por Brahma & TikTok, em uma parceria que trouxe os Barões da Pisadinha. A apresentação teve um formato inédito que começou interagindo com os jogadores durante o aquecimento e terminou no cerimonial oficial da grande final”, contou.
A Brahma ainda lançou o desafio EuroLampions, que tem o audacioso objetivo de promover um amistoso entre o campeão da Lampions – no caso, o Bahia, que conquistou o tetracampeonato neste ano – com o vencedor da Champions League, que será conhecido no próximo sábado (29) entre Manchester City e Chelsea.
Se o desafio EuroLampions vai acontecer, não sabemos. No entanto, para a Brahma, a Copa do Nordeste rendeu para a marca mais uma oportunidade de se aproximar com os torcedores da região. Gerente de marketing esportivo de Brahma, Daniel Teixeira afirma que ações regionais fazem parte da estratégia da marca.
“E o futebol nos ajuda muito a construir essa trajetória, ainda mais quando fazemos uma parceria com uma competição com a Copa do Nordeste. Depois da competição, podemos dizer que fortalecemos ainda mais nossa relação com os torcedores e com os clubes, engajando-os ainda mais nessa relação com o futebol e a marca”, afirmou.
TRANSMISSÃO PELO TIKTOK
A Copa do Nordeste de 2021 foi o primeiro torneio do mundo a ser transmitido dentro do TikTok. Kim Farrell, diretora de marketing da plataforma para América Latina, disse que a empresa está buscando fazer parte do dia a dia dos fãs de futebol. E um dos motivos para isso é que o assunto futebol tem aumentado bastante dentro do TikTok.
“A Copa do Nordeste tem um DNA inovador e o que tornou possível também fazer a primeira transmissão ao vivo de um jogo de futebol profissional”, explicou. “Queremos reforçar a plataforma como um destino para essa comunidade e nada melhor do que trazer novas formas para se conectar com essa comunidade fã de futebol no TikTok”, complementou a executiva.
A hashtag #copadonordeste teve 67,5 milhões de visualizações e a #lampions, 26 milhões.
Presente nos nove estados nordestinos, o Assaí Atacadista foi outra marca que apostou na Copa do Nordeste. O patrocínio da rede faz parte de uma estratégia ainda maior, que é de fortalecer a presença no futebol. Tanto que o Assaí é title sponsors do Campeonato Brasileiro – Brasileirão Assaí –, além de patrocinar o Paulistão masculino e o feminino.
“Com a Copa do Nordeste, unimos o universo de um campeonato que valoriza e une a região ao mesmo tempo que a conecta ao futebol, uma grande paixão nacional. Entendemos que estes valores estão diretamente conectados aos do Assaí, que é uma marca construída a partir de pessoas e de suas histórias e conquistas de vida”, disse Marly Yamamoto, diretora de marketing do atacadista.
Em conjunto com a instituição Nordeste Cuida, o Assaí ajudou na campanha contra a fome. A empresa doou mais de 50 toneladas de alimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade social que moram em comunidades da região.