Cristiano Ronaldo é o jogador da Copa do Mundo com mais seguidores no Twitter: 26,6 milhões

 

A Copa do Mundo 2014, que começa nesta quinta feira (12), será o evento mais tuitado da história, disse o diretor do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, nesta terça-feira (10). Segundo o executivo, o volume de mensagens enviadas durante o torneio de um mês irá ofuscar os 150 milhões de tuítes enviados na Olimpíada de 2012 em Londres. “A Copa do Mundo irá levar isso a um outro patamar. Para o Twitter, este será o maior evento de todos os tempos”, disse.

Com 255 milhões de usuários em todo o mundo, o Twitter é uma plataforma popular usada para comentar eventos globais, como os esportivos, propriedade que deve se potencializar com a audiência que a Copa atrai – a Fifa estimou que 3,2 bilhões de pessoas, ou quase metade da população mundial, assistiram pelo menos parte de um jogo do mundial de 2010 na África do Sul.

A Copa chega em um bom momento para o Twitter, que viu o crescimento de usuários estagnar nos dois primeiros trimestres do ano. A empresa também viu suas ações chegaram perto de seu ponto mais baixo desde que abriu capital na bolsa de valores.

“A maioria das empresas investindo pesado em propaganda durante a Copa do Mundo quer ampliar seus investimentos chegando às pessoas através do Twitter e estabelecendo uma relação com elas”, disse Ribenboim. O executivo minimizou as preocupações com a infraestrutura de comunicações do país, que pode afetar o envio de tuítes dos estádios.

Celebridades

Todas as 32 seleções que participam do torneio têm contas oficiais no Twitter, assim como a maioria dos jogadores. O português Cristiano Ronaldo lidera o grupo com 26,6 milhões de seguidores e o brasileiro Neymar vem logo atrás com 10,8 milhões. O inglês Wayne Rooney, com 8,8 milhões de seguidores, é o terceiro.

Ribenboim afirmou que o Twitter vem trabalhando de perto com as federações de futebol e até orientando os jogadores sobre como usar as mídias sociais. “Temos mostrado a eles como devem usar a plataforma, como usar hashtags, como se relacionar com os fãs”, conclui.