O Corinthians lança mais um produto customizado, unindo a paixão de seus torcedores a uma bem sucedida estratégia de marketing. Depois de títulos de capitalização, seguro e um elaborado pool de produtos e serviços, o clube coloca no mercado, em parceria com a integradora Titans Group, o Chip do Timão.
A novidade traz ao celular de seus usuários um menu repleto de opções sobre o time, desde notícias e curiosidades até o acompanhamento minuto a minuto dos jogos. O público pode contratar pacotes específicos para os diversos serviços, pagando por mensagem recebida mais impostos – tarifação limitada a um montante por plano contratado. “São R$ 0,10 por mensagem, mais impostos, sendo que o máximo que o assinante do pacote Siga o Jogo paga por partida é R$ 1,00; e o assinante do pacote Torcedor, com mais opções, gastará no máximo R$ 3,00 mais impostos”, explica Marcelo Zylberkan, diretor de operações do Titans Group.
A opção por um chip e não por aplicativos ou softwares, tendência mobile, é uma estratégia para ampliar o acesso ao produto. “O chip você paga barato, cerca de R$ 19,00, e passa a ter o acesso no menu, sem ter que se conectar à internet. Isso facilita o contato do usuário com o serviço”, destaca o executivo.
Luis Paulo Rosemberg, vice-presidente de marketing do Corinthians, considera o lançamento uma continuação da busca do clube por relacionar sua marca a ações inovadoras e pioneiras, além de destacar que eliminação em campeonatos como a Libertadores, sonho alvinegro no ano do centenário, não afetam a transformação do torcedor em consumidor. “A Fiel tem esse nome por alguma razão, não é? Não tivemos alterações em venda de camisas ou outros produtos por causa disso. A nação corinthiana se junta ainda mais no sofrimento”, enfatiza.
Para ampliar o lançamento, os mil primeiros corinthianos, residentes no estado de São Paulo, que se cadastrarem no www.chipdotimao.com.br receberão, em casa, o produto gratuitamente. Até o início da Copa do Mundo, a ideia é distribuir cerca de mil chips por cada gol que o Corinthians marcar no Campeonato Brasileiro, visando 100 mil assinantes até a paralização para o evento.
Inicialmente, o serviço está disponível apenas para clientes da Claro, sendo que os usuários interessados de outras operadoras precisarão solicitar a portabilidade para usufruí-lo. Porém, o diretor da Titans Group ressalta que a coincidência não tem a ver com o patrocínio formalizado entre a empresa e o principal nome do elenco corinthiano. “O contrato entre a Claro e o Ronaldo é pessoal, sem ligação com o Corinthians. Nossa empresa tem parceria com a operadora em 17 países, um ótimo relacionamento, por isso é com ela que iniciamos este projeto”, afirma Zylberkan.
Até o fim do ano, a Claro tem exclusividade com o Chip do Timão, que, dependendo de seus resultados, poderá ser oferecido por outras empresas em 2011. A Titans Group também não descarta criar ferramenta semelhante para outros times.
por Karan Novas