Lara, Pastore e Oliva: conteúdo para revelar valor corporativo

 

Não é uma agência de branded content, muito menos uma consultoria, como enfatizam seus sócios Dalton Pastore, José Victor Oliva e Luiz Lara, nomes largamente conhecidos e reconhecidos do mercado brasileiro. Após um ano de conversas, iniciadas logo após o V Congresso Brasileiro da Comunicação, em maio último – que teve presença e participação efetiva do grupo –, eles lançam, juntamente com a rede TBWA, a CorporaBR. “Há alguns anos discutimos o futuro da comunicação. Durante os dois últimos Congressos, realizamos que nossa experiência e conhecimento do mercado, em todas as esferas, poderia nos ajudar a fazer algo mais moderno, diferente e relevante”, revela Oliva.

Como objetivo básico, a nova operação pretende descobrir os reais valores das corporações, encontrando a melhor e mais efetiva forma de fazer a exposição deles para o público ideal. “Sempre trabalhamos construindo e posicionando marcas. Agora, percebemos um tempo em que a imagem das corporações está aberta e exposta o tempo todo. Temos condição e tempo de nos dedicar, mergulhar no dia a dia das empresas e revelar seu valor para poder conectar as pessoas a elas pro meio de um conteúdo relevante e revelador”, explica Lara.

Cada um dos executivos detém 25% das ações, com os 25% restantes nas mãos da TBWA. O investimento inicial é de R$ 1,2 milhão. Dalton Pastore assume como CEO e será responsável por se dedicar ao dia a dia da nova empresa, porém, nenhum dos três abrirão mão das funções atuais – Pastore tem a DPastore, além de responder como presidente do ForCom; Oliva é sócio e presidente da Holding Clube; e Luiz Lara é sócio e chairman do Grupo TBWA no Brasil.

De acordo com Pastore, o principal incentivo ao início da operação é a oportunidade de prestar um novo serviço, até então sem players especializados. “Temos trabalhado demais nesse conceito. Isso não é uma crítica a qualquer modelo, nem concorrência com eles. Estamos encontrando um caminho novo para as necessidades que vemos para muitas das empresas”, ressalta. “Vamos levantar a aura da corporação, com dados, pesquisas e outras ferramentas específicas. A partir daí, em um trabalho de inteligência estratégica, criatividade e capacidade de realização, entregaremos um formato que exalte esse valor corporativo. Pode ser um evento, um livro, um documentário, um seminário, qualquer tipo de conteúdo. O importante é que não teremos produtos na prateleira. Vamos desenvolver aquilo que seja mais adequado para cada caso”, completa.

Não há confirmação do nome de clientes da CorporaBR até o momento, mas Pastore indica que já há alguns trabalhos de pesquisa em andamento. O modelo de negócios, inclusive, foge do padrão de carteira de clientes, devendo atrair diferentes empresas caso a caso. O trabalho de prospecção deve ser facilitado pelo grande contato dos três sócios com as maiores corporações do mercado. “Acredito que não tenha uma empresa, entre as 100 maiores do Brasil, da qual pelo menos um de nós não tenhamos contato direto”, lembra Pastore.