A sociedade de hoje não gosta muito de quem não respeita o meio ambiente. E as marcas sempre entram na onda para ficar bem ao lado do consumidor. Acontece que muitas atitudes, se não a grande maioria, soam falsas. E é bom que todas saibam que o consumidor está atento àquelas que realmente cumprem o que prometem.
Algumas se tornaram visíveis atualmente e ninguém duvida mais de sua atuação sustentável, na linha que contribuir para manter o que ainda resta sob pena de não ter mais ninguém para quem vender nem produzir.
O que mais impressiona são as marcas oportunistas que acham que tapam o sol com a peneira. Acham que colocar uma lata de lixo para material reciclável é o bastante e ainda são capazes de divulgar o feito como uma grande realização.
Prestem atenção no que o consumidor de hoje espera. Não se fiem em conversas sem fundamento. As empresas são mais inteligentes do isso e têm material para se abastecer sobre o mundo em que vive, que parece ser finito, se atitudes severas não forem tomadas. O tempo está se esgotando.
O impacto ambiental é sério e a preocupação deve corresponder à importância que o assunto merece. Existem iniciativas bastante importantes, cuja associação parece garantir que o investimento que uma marca faz tenha o destino a que se propõe.
Já avançamos muito, mas ainda falta um bom pedaço, em todas as áreas, sociais ou ambientais, para que a população possa respirar mais aliviada.
Os debates sobre práticas sustentáveis têm tido muita força. A consequência disso é que o consumidor está cada vez mais atento, o que exige cada vez mais da comunicação socioambiental. E não só da boca pra fora.
As empresas estão repensando suas estratégias por meio do marketing sustentável. E isso é fato. Porém, muitas mudanças ocorrem apenas em função das demandas do consumidor. Pena!
Tem muito estudo que aponta que a sociedade tem valorizado mais as empresas que possuem práticas em prol do meio ambiente. Todas as marcas sabem disso.
Por isso, muitas já perceberam e estão mudando o seu posicionamento, pois sabem que assim é possível atrair um novo público, ou seja, aquele que é mais consciente em relação à sustentabilidade, sem deixar de perder o público atual.
Com isso, a empresa consegue aumentar os lucros e ainda colaborar com o planeta. Perguntem, por exemplo, à Natura, ao Bradesco, ao Itaú, quanto as suas marcas ganharam por sua conduta em prol de atitudes sustentáveis?
A Natura tem plano de diretrizes com o objetivo de aumentar seu impacto positivo no planeta até 2050. Investe de um lado e ganha – muito – de outro. Isso não é verba de marketing desperdiçada.
É consciência do papel da marca na sociedade, o que não é pouca coisa. Requer resignificar, valorizar, adotar novas atitudes e maneiras de pensar os negócios para prosperar e ter para quem vender o seu produto no futuro.