Para lançar o tênis Gel-Speedstar 5, a Asics está apostando no testemunho de corredores de performance que já têm a marca como sua companheira na hora de suar a camisa nos treinos. “O que eu acho mais interessante é que a gente não procurou o corredor mais rápido, mas quem tem performance”, explicou Ricardo Chester, diretor de criação da Babel, agência da marca.

Depois de fazer uma pesquisa qualitativa com esportistas que fazem parte dos grupos de corrida para saber mais desse público da marca, foram escolhidos quatro corredores amadores que representassem esses consumidores. “O posicionamento da Asics é ser uma marca para corredores e esse produto é para potencializar a performance desses corredores”, explicou Chester. A promessa do Gel-Speedstar 5 é melhorar o tempo de quem já pratica o esporte. “Nós estamos chamando de ‘o Asics mais rápido de todos os tempos’. ‘Tempos’ está aí com duplo sentido, também significando o seu próprio tempo”, explicou o diretor de criação.

Os quatro personagens escolhidos para estrelar a campanha foram o empresário Lelo Apovian, de 38 anos, e o atleta amador Iberê de Castro Dias, de 24 anos, que correm maratonas (percurso de 42,195 km), a administradora Ana Oliva, de 29 anos, que pratica Ironman (prova que reúne uma maratona, 3,8 km de natação e 180 km de ciclismo) e o engenheiro Claudio Gusela, de 56 anos, que faz percursos de 10 km. “A nossa intenção é de falar da paixão deles, que têm uma performance admirável. É uma campanha inspiradora”, falou Chester.

Os corredores posaram para as lentes do fotógrafo J.R. Duran vestidos com as roupas de treino e depois de correr um pouquinho em uma esteira para dar veracidade à imagem. Os bastidores da campanha podem ser conferidos em um vídeo no canal da marca no YouTube.

A campanha de lançamento do produto estreia nas lojas na segunda quinzena de fevereiro, com material de PDV. Em março, os anúncios para mídia impressa serão veiculados nas principais revistas de corrida e de bem-estar e a ação deve ter desdobramentos digitais, criados pela Razorfish, agência digital da marca. Por enquanto, a estratégia digital é formada por um perfil no Twitter e um hotsite.

A marca Asics tem operação no Brasil desde 2007. A subsidiá-ria brasileira é a que mais cresce no mundo. O nome da marca é uma contração da frase latina “mente sã em corpo são” (em latim, “Anima Sana In Corpore Sano”).

por Cristiane Marsola