Decisão de compra dos brasileiros é cada vez mais influenciada por posturas favoráveis à defesa do meio ambiente (Divulgação)

O estudo “Home for the Holidays”, do IBM Institute for Business Value (IBV), revela que 54% dos consumidores globais estão dispostos a mudar seus hábitos de compra nas férias e festas de fim de ano para ajudar a reduzir o impacto ambiental. Índia (74%), México (74%) e Brasil (66%) aparecem com os índices mais elevados.

“Os consumidores atualmente esperam que as marcas com que fazem negócios estejam alinhadas com seus valores ambientais e sociais. Os varejistas são desafiados como nunca a atender esses novos comportamentos que foram intensificados durante a pandemia”, analisa Thais Marca, managing partner de IBM Services na América Latina. Tecnologia e pessoas são as principais frentes capazes de fazer com que as marcas se posicionem nesse contexto. 

O estudo “Home for the Holidays” foi feito em outubro e inclui insights de mais de 12,5 mil consumidores do Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Desde abril, o IBV investiga o impacto da Covid-19 nos hábitos de consumo de mais de 80 mil consumidores em todo o mundo.

Insights para o mercado brasileiro

Os consumidores farão compras on-line (64%) de móveis (35% mais do que no ano passado), entretenimento digital/streaming (aumento de 31% em relação a 2019) e produtos eletrônicos (alta de 16%).

A segunda onda da Covid-19 preocupa 86% dos entrevistados, influenciando as viagens de férias. Mais da metade dos pesquisados que costuma viajar durante as férias planeja viajar menos nesta temporada, e 29% dos entrevistados ainda estão indecisos sobre os seus planos.

As pessoas ouvidas pretendem aumentar o uso de carros pessoais (20%) e de aluguel (50%), mas devem viajar menos de avião (39%) em relação a 2019.