Craig Davis, diretor mundial de criação do grupo JWT de Londres, acaba de realizar sua apresentação na Semana Internacional da Criação Publicitária. O executivo lançou um novo olhar sobre a criatividade e ressaltou a importância de conquistar o tempo das pessoas, que estão cada vez mais atarefadas nos dias atuais. “Publicidade não é vender produtos, é comprar o tempo das pessoas”, observou. “As pessoas não estão quebrando a cabeça para saber onde gastar o dinheiro, mas em que vão gastar seu tempo”.
O publicitário também abordou a questão da “morte do consumidor”. Para Davis, a publicidade deve parar de tratar as pessoas como consumidores. “O consumidor está morto. As pessoas são gente e gente é inteligente”, provocou. Ele disse que deve haver uma resistência à tendência do mundo comercial moderno, que trata as pessoas como objeto.
Davis apresentou ainda alguns comerciais que ilustram o conceito de que os filmes podem fazer com que as pessoas fiquem com uma idéia na cabeça e a discutam por mais tempo, além do simples “agora”. A palestra foi bastante interativa e o público pôde dar notas, de um a dez, aos filmes exibidos pelo diretor da JWT.