Daniel Klajmic-Revista Trip/Divulgação

A saída dos sócios Marcello Serpa e José Luiz Madeira da AlmapBBDO, anunciada em 27 de agosto, marcou a publicidade em 2015. Eles estavam há 22 anos à frente da agência, que é uma das mais criativas e respeitadas no Brasil e no mundo – conquistou o Leão de Agência do Ano em Cannes por três vezes. O comando da agência passou para as mãos de Luiz Sanches (CCO), Cintia Gonçalves (CSO) e Rodrigo Andrade (COO), que já estavam sendo preparados havia cerca de dois anos. Apesar do processo de transição, a notícia caiu feito uma bomba no mercado, pois a gestão de Serpa e Madeira foi um marco na propaganda brasileira, tanto no aspecto criativo como na relação com os negócios – a Almap é a quinta maior agência do país, com faturamento de R$ 2,6 bilhões (ranking do Ibope de janeiro a outubro). Considerado um dos melhores diretores de arte da atualidade, Serpa, nesta foto em uma matéria da revista Trip, declarou na época que sairia para um período sabático que duraria pelo menos dois anos. O primeiro destino é o Havaí. Tanto ele quanto Madeira avisaram  que não tinham planos profissionais. “Vou surfar, pintar, cuidar do meu filho pequeno, das minhas filhas, vou namorar e cozinhar. O plano é não ter plano algum”, falou Serpa. Agora sob nova gestão, a Almap já deu sinais de mudança, como começar a participar de concorrências, prática que Serpa e Madeira eram contra.     

Loducca
Outro publicitário brasileiro de peso, Celso Loducca anunciou no dia 19 que deixaria a agência que fundou há 20 anos e leva o seu sobrenome. Ele deixou a agência neste final de ano. Loducca vendeu todas as suas ações para o Grupo ABC. Quem assume em seu lugar como presidente é Guga Ketzer, sócio e VP de criação da Loducca, que passa a adotar o nome LDC. A agência é considerada uma das principais no Brasil e ocupou a 15ª posição no último ranking do Ibope, de janeiro a outubro, com faturamento de R$ 1,3 bilhão. A marca Loducca surgiu em julho de 1995, por meio de uma sociedade com o Grupo Lowe, encerrada em 2003. Celso Loducca não informou qual será o seu destino profissional a partir do ano que vem.

Contas
Já no campo da troca de contas entre as agências, a Ambev promoveu uma verdadeira dança com suas marcas. No dia 14, o PROPMARK antecipou ao mercado que o Guaraná Antarctica havia deixado a DM9DDB, que tinha uma relação histórica com o produto desde o famoso “pipoca com Guaraná”, criado por Nizan Guanaes. A marca foi para a F/Nazca S&S, que por sua vez perdeu parte da conta da Skol. Skol Ultra e Skol Beats, assim como a Corona, passaram para a Wieden+Kennedy. Já a Crispin Porter + Boguksy assumiu a Stella Artois. Para a DM9, como recompensa pela perda do Guaraná, foi dada a conta do H20H!, que saiu da Almap- BBDO, que permanece à frente da comunicação de Antarctica, Antarctica SubZero e Pepsi.

Alphabet
Apesar de até o momento o mercado não ter sentido o efeito da mudança na prática, o Google lançou no dia 10 a Alphabet, holding criada para separar as empresas do gigante da internet. Com isso, a companhia fundada por Larry Page quer dar mais autonomia a produtos com potencial científico e lutar para manter seu domínio na web, além de dar mais transparência à sua relação com os investidores. Dias após o lançamento, porém, a Alphabet foi envolta em uma polêmica por causa do seu nome, mas que até agora não deu em nada. A montadora alemã BMW reivindicou que possui uma empresa subsidiária chamada BMW Alphabet e analisaria se o Google estava infringindo o direito de uso do nome.

Programática
Deixando de ser uma tendência para entrar no planejamento de praticamente todo anunciante, a mídia programática também chegou à Globo este ano. A emissora lançou no dia 6 a plataforma ProG para negociar espaços publicitários da Globo.com. A plataforma é fornecida pela Rubicon Project, um dos grandes players mundiais do setor. Na ocasião, a Globo informou que, nos primeiros 90 dias, apenas 30 grandes anunciantes convidados pela empresa estariam aptos a negociar com os inventários programáticos dos sites da Globo. A empresa afirmou que considera o programático como uma ferramenta a mais. Acrescentou que o projeto estava sendo estudado havia dois anos e foi criado para ser duradouro.