O festival El Ojo de Iberoamérica 2019 revelou nesta quinta-feira (7) os vencedores de seu segundo dia. Foram apresentados os ganhadores de oito categorias, entre elas Creative Data. A competição foi presidida por Daniel Arbelaez, senior manager digital na Accenture Colômbia. Foram premiados 14 cases, entre eles 5 brasileiros: 2 Prata e 3 Bronze.

A Africa conquistou dois troféus de Bronze para os cases Necessary Discounts (Penguin Books/Companhia das Letras) e The Algorithm of Life (Amazon/SAP). Com uma Prata foram premiadas as agências Ogilvy por Pet-Commerce (Petz) e GTB Brasil com Accessibility Mat (Ford). A AlmapBBDO ganhou Bronze com ¿Cuántos años tienes? (Quaker).

Ogilvy ganhou Prata com o case Pet-Commerce para Petz

O GP da categoria ficou com o case espanhol “El tiempo que nos queda”, de Leo Burnett Iberia para Ruavieja de Pernod-Ricard. Arbelaez, senior manager digital na Accenture Colômbia, explicou que a busca foi reconhecer o uso criativo dos dados, mais do que a ideia criativa. “Aqui se tratava de encontrar como dados poderiam ser usados para mudar uma percepção, gerar um comportamento ou uma sensação. O processo foi bastante difícil. A dificuldade era olhar o elemento, se afastar da ideia e analisar o uso dos dados”, afirmou. O profissional também presidiu o júri de Inovação.

Case que ganhou GP em Creative Data é espanhol

Confira todos os ganhadores, com destaque para os brasileiros.

 CREATIVE DATA – 14 vencedores, 5 do Brasil (2 de Prata e 3 de Bronze)
 GP: El tiempo que nos queda, de Leo Burnett Iberia para Ruavieja de Pernod-Ricard España
 CD1 – Mejor visualización
GPEl tiempo que nos queda, de Leo Burnett Iberia para Ruavieja de Pernod-ricard España. España
PRATAVIH en agenda, de Wunderman BA para Día Mundial del Sida de Fundación Huésped. Argentina
BRONZE¿Cuántos años tienes?, de Almap BBDO para Quaker de Pepsico Brasil
BRONZEGuns, de Alma DDB para Activistas contra las armas de fuego. de Change The Ref. Estados Unidos (Hispano)
  
 CD2 – Tiempo Real
OUROLa traffic jam Whopper, de We Believers para Burger King Delivery de Burger King México. México
PRATAPet-Commerce, de Ogilvy Brasil para Corporate Image de Petz
PRATATheraflu-tracker, de Wunderman Thompson Colombia para Theraflu VAP de Glaxo SmithKline México. México
BRONZEThe algorithm of life, de Africa para Institucional de SAP Brazil / Amazon Web Services
BRONZENecessary discounts, de Africa para Institucional de Penguin Books Companhia Das Letras
  
 CD3 – Mejor experiencia
GPEl tiempo que nos queda, de Leo Burnett Iberia para Ruavieja de Pernod-ricard España. España
PRATALa traffic jam Whopper, de We Believers para Burger King Delivery de Burger King México. México
PRATAAccessibility mat, de GTB Brasil para Ford de Ford Brasil. Brasil
BRONZE#GoodByeCiberBullying, de La Familia para Campaña de concientización de Fundación Summer. Chile
BRONZEFacing a hater, de Santo Buenos Aires para Sprite de Coca-Cola Argentina. Argentina

Além de Creative Data, o festival revelou os vencedores das categorias Conteúdo, Design, Digital & Social, Inovação, Media, Produção Digital e Sustentável.