Estreante no Cannes Lions em 2011, a área de Creative Effectiveness, que pretende confirmar e laurear a eficácia criativa de trabalhos premiados ou finalistas do festival no ano anterior, terá 142 cases participantes. A maioria deles, 27, vem dos Estados Unidos, seguido por Reino Unido (17), Alemanha (9) e Austrália (8). O Brasil aparece logo em seguida, empatado com a Índia na quinta colocação entre os países participantes, com sete cases concorrendo a Leões.

No total, 34 nações terão trabalhos avaliados por um júri que, pela primeira vez em Cannes, recebe também profissionais vindos de clientes. Representa o Brasil na área o vice-presidente executivo de marketing e inovação da Vivo, Hugo Janeba. Todos os 142 cases já passaram pela revisão da PricewaterhouseCoopers, responsável por verificar e confirmar a veracidade dos dados destacados nas inscrições, que buscam convencer os jurados da relevância em resultado alcançada por cada um deles.

“Estamos muito contentes com a resposta a esta nova categoria e as inscrições superaram nossas expectativas. Os trabalhos são complexos e o julgamento será difícil, mas com certeza os merecedores de um Leão serão admirados e determinarão o padrão para anos futuros”, comentou Terry Savage, presidente do Cannes Lions.