O Morro da Urca foi o palco escolhido para o lançamento do Credicard MasterCard PayPass na América Latina. Com a presença de jornalistas brasileiros e de outros países do continente, o produto foi apresentado esta tarde por executivos da Mastercard, Credicard e Redecard. Ele é uma nova forma de pagamento sem contato, que será usado em vários tipos de estabelecimentos que requerem rapidez e agilidade no pagamento. A grande aposta das empresas é que ele seja fortemente difundido para o uso no transporte público do Brasil e da América Latina.Inicialmente ele será testado por seis mil usuários dos cartões Mastercard do Rio de Janeiro e a partir de janeiro estará disponível para os 600 mil clientes da bandeira de cartões de crédito na cidade e ainda para os novos clientes da empresa. Apesar da idéia ser expandir o produto para outras cidades e países, ainda não há um cronograma determinado para isso. Neste primeiro momento, o PayPass estará disponível para fazer as transações sem contato no bondinho do Pão de Açúcar, na rede de trens da Supervia, na rede de cinemas UCI, rede de fast-food McDonald´s e estacionamentos Estapar/Riopark. Em breve, usuários do metrô carioca também poderão utilizar o produto. Esses estabelecimentos já integram a rede credenciada pela Redecard e, nos próximos meses, novos estabelecimentos serão incorporados.A grande vantagem do MasterCard PayPass é que ele não requer qualquer senha ou assinatura para ser utilizado. Basta passar o cartão no leitor da tarja magnética para compras de até R$ 50. Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil, explica que o objetivo da MasterCardnão é apenas substituir as atuais tecnologias de pagamento, mas utilizá-la em segmentos nos quais o cartão não é utilizado em todo o potencial. “MasterCard PayPass substitui o dinheiro e cheque, abre novas categorias de aceitação para estabelecimentos, aumenta a utilização em transações de pequeno valor e cria oportunidades de negócios para os bancos que emitem nossos cartões, acrescenta.O produto está sendo lançado inicialmente no Rio por alguns fatores, entre eles, pela cidade ser a que tem a maior penetração de cartões de crédito do país, além de contar com um forte sistema de transporte público, ser palco para o lançamentos de tendências e ainda ter como certo grandes investimentos nos próximos anos. Além disso, a cidade atrai turistas do mundo inteiro que estão acostumados a utilizar a tecnologia na Europa e em países como o Canadá e os Estados Unidos.O serviço está sendo lançado no formato de crédito mas poderá ser incorporado também no sistema de débito em um segundo momento. Inicialmente será apresentado como um chaveiro mas em outros países já é comercializado como um adesivo que pode ser colocado em um celular, em formato de cartão de crédito e até no fundo de um relógio de pulso.Atualmente o MasterCard PayPass está presente em 32 países, com quase 66 milhões de dispositivos emitidos. Pesquisa recente conduzida pela MasterCard aponta que a tecnologia de pagamento sem contato pode reduzir o tempo do consumidor na fila em até 25%. A agilidade é o grande trunfo do novo formato de pagamento. O PayPass usa a tecnologia de proximidade: basta passar o chaveiro a uma distância de 10 cm do terminal de pagamento para que este seja efetivado.Uma campanha de mídia impressa criada pela McCann para Credicard começa a ser veiculada amanhã divulgando o novo produto. O plano de mídia contempla veículos do Rio de Janeiro e algumas revistas nacionais. Já a Mastercard fará uma ação de marketing direto junto aos seus clientes. A inciativa tem assinatura da Fábrica. O lançamento conta ainda com material de ponto de venda que foi desenvolvido pela Mix. Por Teresa Levin
publicidade