Um dos principais institutos de pesquisa de medição de audiência do universo digital, o ComScore fez uma análise da participação de site brasileiros no exterior. O UOL, por exemplo, tem 24,7% de penetração fora do Brasil de um universo 27,3 milhões de visitantes únicos em todo o mundo. A pesquisa com base nas informações coletadas no último mês de setembro, contabiliza para o UOL 20,6 milhões de visitantes únicos apenas no Brasil.

O BuscaPé, que acaba de ser vendido para o grupo sul-africano Napster por cerca de R$ 600 milhões, absorveu 38,4% das 13,4 milhões de visitas que recebeu há dois meses de internautas ao redor do mundo. Considerando apenas o Brasil, o BuscaPé tem uma audiência de 8,3 milhões.

O Grupo Brasil Telecom tem um share de 17,3% de visitantes únicos no mercado externo, seguido das Organizações Globo que tem 14,6%. O Grupo Abril tem  de 10,6% e depois as Lojas Americanas aparecem com 6,2%.

“A popularidade online das marcas brasileiras está crescendo tanto aqui quanto ao redor do mundo. O meio online tem permitido que as empresas brasileiras não só façam crescer sua base atual de consumidores domésticos, mas também atraiam visitantes de outros países. São audiências que não estão tão acessíveis mediante sistemas de mídia tradicional”, afirmou Alex Banks, diretor regional para a América Latina do ComScore.

Apenas no Brasil, o Google Sites está no topo do ranking com 26,6 milhões de visitantes, um crescimento de 12% em relação ao mês de setembro de 2008. O Microsoft Sites cresceu 11% sobre o mesmo período e teve 25,2 milhões de acessos únicos. O UOL elevou seu share em 13%  na apuração de setembro de 2009 relacionada ao mesmo mês em 2008, um total de 20,6 milhões de visitantes.

O Yahoo! Sites teve 17,4 milhões de acessos, um crescimento de 25%. O Terra teve 16,8 milhões de visitas e subiu 15% no ranking do ComScore. As Organizações Globo, com 16,8 milhões, cresceu 8%. O maior crescimento, de 135%, foi a 4Shared.com que saltou de 2,7 milhões de acessos em setembro de 2008 para 6,4 milhões neste ano. Depois vem o Grupo Abril que no ano passado tinha 4,4 milhões e registrou no último mês de setembro 8 milhões de acessos, uma elevação de 79%. O BuscaPé também dobrou sua participação: em setembro de 2008 tinha, 4,7 milhões e subiu no mesmo mês de 2009 para 8,3 milhões.

A pesquisa ComScore exclui a audiência dos computadorés públicos (lan houses e cafés, por exemplo) e acessos à web através de PDAs (telefones móveis).

Paulo Macedo