Acontece até amanhã em Las Vegas, o 75° Congresso da INMA (International Newspaper Marketing Association). O evento começou na última segunda-feria (9). Entre as várias discussões e apresentaçãoes feitas por diretores de jornais de vários países, uma das tendências que mais chamam a atenção é a do crescimento de jornais gratuitos. A informação é do executivo brasilerio Paulo Mira, vice-presidente de marketing da Market Solutions e membro do conselho internacional da INMA. Segundo Mira, o tema foi abordado por palestrantes como Alberto Jamillo (El Universal/México), Jaime Mantilla (Diario Hoy/Equador), Laura Gordon (The Dallas Morning News/EUA). Mira diz ainda que, além das apresentações, a própria INMA, também detectou esta tendência. Ele afirma que existem cidades na Europa onde há até quatro títulos de jornais distribuídos gratuitamente. As publicações seguem estratégias de segmentação com foco em jovens e em executivos, por exemplo. Mira afirmou que algumas empresas estão lançando títulos gratuitos para incrementar vendas de publicações pagas. Ele lembra ainda que algumas empresas no Brasil já estão fazendo experiência com jornais gratuitos, principlamente no interior do pais.
publicidade