Arthur Sadoun, chairman e CEO do Grupo Publicis (Crédito: Alê Oliveira)

O Grupo Publicis, terceira maior holding global da indústria, anuncia queda de 5,6% no crescimento orgânico apurado no terceiro trimestre de 2020. “Pelo segundo trimestre consecutivo, confirmamos as nossas fortes bases para enfrentar esse momento sem precedentes”, declara Arthur Sadoun, chairman e CEO da multinacional francesa, em comunicado.

Segundo o executivo, o modelo de atuação do grupo tem contribuído para frear quedas mais acentuadas de receita observadas durante a pandemia do novo coronavírus. O redirecionamento de verbas para os canais digitais, e-commerce e vendas diretas por parte dos clientes vem ajudando o Grupo Publicis a compensar as perdas por meio de uma estratégia que combina liderança criativa e mídia, com destaque para a atuação da Publicis Sapient e Epsilon.

Esse posicionamento reflete a performance registrada no mercado norte-americano, que após o resultado mais desafiador da indústria verificado no último trimestre, conseguiu reduzir as perdas. A queda do crescimento orgânico foi de 2,4%, menor do que as previsões do mercado, que previam um recuo de 7% para a região que agora representa 60% do negócio.

Segundo a holding, a chegada dos novos clientes Kraft-Heinz, TikTok e Reckitt Benckiser no último trimestre e o desempenho positivo do trabalho executado para os 200 principais clientes do grupo nos primeiros nove meses do ano provam a existência de um “negócio consistente” ano após ano.

Ainda assim, o grupo está atento ao impacto que a segunda onda da Covid-19 pode causar ao processo de retomada das atividades e nos resultados previstos para o quarto trimestre. A expectativa é entregar um plano de redução de custos capaz de gerar uma taxa de margem operacional de 14,3%, índice acima do número inicialmente calculado pelos analistas.