Foram 10 Leões conquistados em 2010, 11 no ano seguinte e 16 no último Cannes Lions. Desde que a Ogilvy & Mather Brasil começou a apostar de forma agressiva no trabalho criativo, ela tem sida uma das agências mais premiadas no festival. Agora, em 2013, só no primeiro dia de entrega de prêmios, foram 14 Leões, sendo oito deles de ouro, distribuídos pelas áreas de PR, Direct e Promo & Activation.
Nesta última a agência foi além: levou o GP da área, com o trabalho “Fãs imortais”, para o Sport Club Recife. Uma ação que consiste em que o torcedor do rubro-negro pernambucano faça sua carteirinha de doador de órgãos, com a chancela do time. “Estou bem feliz com o GP porque é um trabalho com um forte componente de engajamento, que foi abraçado pelos torcedores do Sport. E mais importante porque é uma idéia que faz a diferença, pois ajuda a solucionar um tema complicado no Brasil, a doação de órgãos”, afirma Anselmo Ramos, vice-presidente nacional de criação da agência.
Segundo o criativo, é um novo meio de convencer as pessoas a doar seus órgãos – até porque se trata de um projeto inédito de um time de futebol no mundo. “E usando uma das grandes paixões do torcedor de futebol – o seu time de coração”, diz. “O mais legal é que temos confirmações que o trabalho já salvou vidas. Isso é fundamental. Salvar vidas de verdade é mais importante que o GP, e acredito que isso deve ter tido feito a diferença na hora do júri decidir pelo nosso trabalho”, completa.
Um dos jurados brasileiros da área, Mario D’Andrea disse que “Fãs imortais” disputou o GP com outros dois cases: “Retratos da real beleza”, também da Ogilvy para a Dove, e “Dumb ways to die”, da McCann Melbourne para o metrô da cidade.
Acompanhe a cobertura completa do Cannes Lions 2013 nos hotsite do propmark.