Gordilho: estamos vivendo hoje um apagão de líderes na área criativa

 

O primeiro seminário executivo da ESPM e Berlin School sobre “Creative Leadership” (Liderança Criativa), que trouxe a São Paulo o respeitado presidente da escola, Michael Conrad, levantou um tema emergente nas agências de propaganda: a falta de líderes. Entre os participantes do evento conduzido por Conrad, um dos maiores criativos da propaganda mundial (que comandou por vários anos a rede global Leo Burnet), estavam os ex-alunos da Berlin Sergio Gordilho, copresidente da Africa, e Luiz Sanches, diretor geral de criação da AlmapBBDO.

Gordilho afirmou que “estamos vivendo hoje um apagão de líderes na área criativa”, ideia compartilhada com Sanches. Ambos falaram sobre suas teses de mestrados (Master Thesis) na Berlin School, ao lado de Manoela Amaro, diretora de marketing da TAM, que também concluiu o MBA executivo da instituição de ensino. Manoela, por sua vez, destacou que a aviação é uma “indústria muito dura” e “pouca criativa”.

Ruy Lindenberg, sócio e vice-presidente da Leo Burnett Tailor Made, também ex-aluno da Berlin, destacou o desafio na carreira de “se informar todos os dias”. Uma crítica surgiu no debate, levantada por uma das participantes, que ressaltou a falta de criatividade na propaganda de shopping centers em geral, com clichês “como o sorteio do carro da promoção”. Sanches respondeu concordando com ela. “Realmente acho que os anúncios de shoppings poderiam ser bem mais bacanas. Dá uma conta para a gente”, brincou o criativo da AlmapBBDO. Lindenberg pontuou que o cliente também precisa querer uma propaganda diferente.