Marco Giannelli e Iron Brito estão nos júris de Film e Photography, respectivamente, e falam sobre suas expectativas com o festival, além de temas como o uso de inteligência artificial na propaganda

Pelo segundo ano consecutivo, o PROPMARK repete projeto com série de entrevistas para o PROPCAST com os jurados brasileiros selecionados pela organização do D&AD Awards, que volta ao formato presencial em 2023. O festival ocorre entre os dias 8 e 10 de maio, em Londres. O primeiro episódio da série de podcasts foi gravado com Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO, e Iron Brito, diretor de criação da Almap. Pernil está no júri de Film, enquanto Brito vai julgar Photography.

Esta será a primeira vez que Brito participa de um júri de uma premiação. “Nunca julguei nenhum festival e estou começando com um nível muito alto, estou até meio intimidado”, diz. Para ele, estar junto fisicamente cria uma atmosfera diferente. “E você consegue interagir e trocar mais com as pessoas. Isso inevitavelmente vai refletir no andamento das coisas”, opina Brito.

Na avaliação de Pernil, que já participou do júri remoto do D&AD há dois anos, a experiência em tudo com as pessoas ao vivo é muito mais rica. “Para a parte da criação é fundamental e também nas discussões, fica tudo mais interessante. É primordial estar lá, tirando que o lugar onde ocorre o D&AD é sensacional, numa cervejaria antiga, a The Old Truman Brewery. O astral da cidade também é fantástico”, destaca.

Brito acredita que parte de sua contribuição ao júri se dará a partir de seu recorte social, das suas experiências, lugar de fala e origem. “Acho que neste sentido vai ter uma mistura boa pelo que se vê na lista e fotos de jurados”, diz ele, que é de Tocantins.

Sobre o julgamento, Pernil lembra que o nível de premiação no D&AD é muito alto, especialmente com o craft. “Acho um prêmio supercriterioso. Criatividade é lugar-comum pra gente falar, mas um filme tem que ter uma grande ideia, ser inesperado. A produção das peças é muito caprichada em um festival como o D&AD. Essa preocupação com o craft é superimportante”.

Já Brito ressalta que a fotografia tem o poder de falar com qualquer pessoa, de qualquer país. “A foto ainda tem esse poder. Na agência estamos discutindo muito o poder de sintetizar uma ideia numa imagem”.

Os criativos da AlmapBBDO também falam sobre o uso de inteligência artificial na propaganda, entre outros temas.