Em uma decisão histórica, em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal derrubou a restrição de doação de sangue por pessoas LGBTQIAP+. Para celebrar essa conquista da comunidade e o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nesta quarta-feira (25), criativos da Mutato, em parceria com o grupo de afinidade LGBTQIAP+ da agência, produziram a campanha “Doe com Orgulho”, que visa estimular a doação de sangue desse público.

No site da campanha, as pessoas LGBTQIAP+ podem agendar um horário para doação de sangue no hemocentro Colsan ou contribuir financeiramente com o fundo emergencial da Casa Chama, ONG que atende a comunidade LGBTQIAP+.

Atualmente no Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue regularmente, segundo Ministério da Saúde. São os doadores regulares que mantêm os estoques dos hemocentros estáveis e a queda dessa restrição é uma oportunidade de aumentar esse percentual com a participação da comunidade LGBTQIAP+. Uma vitória tanto para quem precisa quanto para quem quer ajudar.

“Nós vimos nesse movimento uma oportunidade de unir dois pontos importantes para a comunidade, celebrar a decisão da justiça, estimulando outras pessoas LGBTQIAP+ a doarem sangue e apoiar o trabalho importante que a Casa Chama faz”, afirma Gabriela Barreira, Diretora de Arte da Mutato e idealizadora da campanha.

Desde 2017 a Casa Chama apoia tranvestigêneres por meio de ações e projetos em cultura, apoio jurídico, de autonomia financeira e psico social. A ONG se diferencia por ser fundada, coordenada e dirigida por pessoas trans com  auxílio de aliados Cisgêneros.

A campanha também continua nas redes sociais com posts informativos no Instagram @doecomorgulho: