Às vésperas do início do Cannes Lions, o PROPMARK pediu a alguns criativos e criativas que escolhessem uma campanha que estivesse concorrendo no festival. Detalhe: não valia case da própria agência.
Mariana Sá (CCO da WMcCann)
Peça: HERSHE
Agência: BETC Havas
Cliente: Hershey’s
“A campanha do Dia Internacional da Mulher da Hershey’s atende ao espírito dos novos tempos ao dar voz às artistas femininas. O envolvimento na causa foi genuíno e ainda conseguiu transformar as embalagens em ‘galeria de artes’ para divulgar o trabalho de musicistas, cantoras, ilustradoras, poetisas e escritoras. Fica claro que Hershey’s incentiva a busca pela empatia e por uma sociedade mais igualitária por meio de um gesto simples. A marca entendeu a necessidade de ser mais que um produto, tornando-se num possível veículo de mudança de paradigma, dando voz a essas mulheres que são artistas incríveis”.
Domenico Massareto (CCO da Publicis)
Peça: Bolos Anti-block
Agência: FCB
Cliente: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Congresso em Foco
“Eu quero destacar a peça Bolos Anti-block da FCB para Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Congresso em Foco. Gosto deste trabalho por uma série de razões. Pelo serviço prestado à comunidade de jornalistas ajudando-os a descobrir se foram bloqueados por autoridades do executivo nas redes sociais, pela maneira criativa como o trabalho trata o comportamento social do “block”, pelo contexto político de ano pré-eleição no qual a ideia está inserida, na referência histórica às receitas de bolo para traçar o paralelo entre o “block” e a censura, nas artes geradas por dados dinamicamente e, por fim, no registro em blockchain dos bolos anti-block para que nunca sejam apagados. Sem dúvida um trabalho engenhoso que conecta com inteligência pontas muito distintas de um problema complexo.”
Rodrigo Lugato (diretor de criação da Talent Marcel)
Peça: Palavras Importam
Agência: Leo Burnett Tailor Made
Cliente: Vogue
“Acredito muito na força dessa ideia por abranger o preconceito existente em torno de todas as minorias. As pessoas pensam muito nos atos, mas pouco nas palavras que muitas vezes machucam tanto quanto. Uma ideia direta que ensina no dia a dia, até quem se diz não preconceituoso. Uma ideia que muda a sociedade”
Pedro Utzeri (VP de criação da Leo Burnett Tailor Made)
Peça: Cozinhando às cegas
Agência: Publicis
Cliente: Maggi
“O livro ‘Cozinhando às cegas’, da Publicis para Maggi, é um ótimo casamento entre o craft e uma causa. A direção de arte é muito sóbria, funcional e ao mesmo tem linda. O cuidado com detalhes mostra que realmente eles mergulharam no mundo dos deficientes visuais. Cozinhar é um ato básico do ser humano e, portanto, é fundamental que todos possam ter acesso. Espero que essa peça seja vencedora”
Eduardo Salles (diretor-executivo de criação da MullenLowe)
Peça: Dia da Amazônia
Agência: Africa
Cliente: Natura Ekkos
“A Natura é uma marca que exerce o seu propósito na prática, e essa ação captou com extrema sensibilidade e impacto o problema ambiental que se tornou urgente no nosso país”.
Marie Julie Gerbauld (diretora de criação da AKQA)
Peça: HERSHE
Agência: BETC Havas
Cliente: Hershey’s
“Eu escolho o Her/She da BETC Havas pra Hershey’s. Essa iniciativa é legal porque traz, através dos produtos, a luz para o trabalho de tantas mulheres talentosas, ainda invisíveis para grande parte da nossa sociedade. Fora isso, é lindo ver que após o awareness de 2020 eles continuaram com a ação no ano seguinte, evoluindo o projeto para ser também um programa de capacitação (She Dreams / Her Dream). Ou seja, eles têm se mostrado de fato interessados em valorizar as mulheres, não apenas de forma pontual, não apenas para surfar uma onda. E isso faz muita diferença. Por isso eu indico esse case”