O CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) enviou hoje carta ao Conar (Conselho Nacional de auto-Regulamentação Publicitária) contra um anúncio criado pela Publicis Brasil para o canal AXN, da Sony. A peça, veiculada ontem no Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, usa um atestado médico falso para destacar a nova programação do AXN. Copy do anúncio é: “A nova programação do AXN está tão boa que resolvemos dar uma mãozinha para você não perder nada”. Ao lado, aparece um suposto atestado assinado por um médico chamado Dr. Ricardo M. Gurgel com o “CMR” 90783 no qual ele recomenda “repouso absoluto por período indeterminado”. O campo do nome do paciente aparece em branco.

Segundo informações obtidas pelo propmark, houve um grande número de reclamações de médicos contra a publicidade do AXN, inclusive de homônimos do médico usado no anúncio. Apesar da inversão da sigla CRM, o número usado na peça publicitária é de um registro de CRM verdadeiro, no caso, de um cirurgião plástico de São Paulo. O CREMESP questiona também o uso indevido de documento médico e o fato de a publicidade explorar a falsidade do mesmo. Atestado médico falso é crime previsto em lei. A carta contra o anúncio foi enviada ao Conar, à Publicis e à Sony Pictures Entertainment Company no Brasil. O propmark tentou falar com a Publicis e com o Sony, mas não houve retorno das ligações até a publicação desta nota.

Marcello Queiroz