O presidente da NBS, Cyd Alvarez, foi empossado nesta sexta-feira (17) como presidente da ABP (Associação Brasileira de Propaganda), durante um café da manhã no Copacabana Palace. Ele, que já estava na presidência da entidade desde 2007, ficará no cargo até 2011. Álvaro Rodrigues (Agência3), Fátima Rendeiro (Quê), Alfredo Reikdal (NBS) e Rafael Liporace (Biruta) são os novos nomes que se juntam à diretoria da ABP.  

Durante o evento, Alvarez anunciou que a entidade terá três focos: o mercado profissional, os estudantes e o negócio da indústria da propaganda. Entre as novidades, ele comunicou a chegada de duas novas categorias no Festival Brasileiro de Publicidade, que este ano será realizado em setembro no Copacabana Palace. A partir deste ano, Design e Promoção serão as duas novas áreas da premiação. O Prêmio Destaque Profissional, que antes acontecia no Clube Caiçaras, passará a ocupar o Golden Room do Copacabana Palace já na sua próxima edição.

Alvarez também informou que será realizado um Road Show em universidades do Rio de Janeiro, com palestras de integrantes da diretoria da entidade, com o intuito de fortalecer a formação estudantil. O ciclo de palestras, que aconterá em agosto, também servirá para a divulgação do Festival da ABP. Em parceria com  ESPM, a entidade também fará uma série de palestras em outubro para atrair profissionais do mercado e estudantes. Ainda com foco nos estudantes, a ABP realizará um concurso publicitário em parceria com o Istituto Endeavor, que terá o tema “Empreendorismo: multiplique esta idéia”. Os estudantes terão que criar peças de mídia impressa e os vencedores serão premiados com Lâmpadas no Festival da ABP.

Durante o café da manhã, Alvarez lançou o primeiro Anuário da ABP. O livro, que poderá ser comprado em livrarias ou na asssociação, traz os trabalhos premiados na última edição do Festival da ABP e inclui um DVD com filmes, spots e peças de internet premiadas. O Anuário foi criado pela F/Nazca S&S e contou com  parceria da Ediouro, Santa Maria Papel e Celulose e H&D Finishing. Em um segundo momento ele poderá ser adquirido pelo site da ABP.

Retomada
O presidente da ABP disse que já vê uma retomada do mercado publicitário após uma queda de investimentos por parte dos anunciantes. Sem ter dados do mercado como um todo, ele citou que no primeiro trimestre deste ano, nos seus negócios, a queda de investimentos ficou entre 15% e 20%.  “Sinto que o espírito está começando a se desarmar. Há um aumento do otimismo. As pessoas estão confiando mais nos negócios e partindo para os investimentos”, destacou. Para ele, setores como o automobilístico e de materiais de construção sinalizam esta retomada. “E acho que ela será mais rápida do que imaginávamos”, disse. Ele comentou que, se o mercado publicitário fechar o ano com o mesmo tamanho do ano passado, já será uma vitória. “Houve uma redução no primeiro semestre mas vemos um tendência de crescimento para o segundo semestre. Estou otimista e acredito até em um pequeno crescimento no resultado anual”, concluiu.

por Teresa Levin