Tim LindsayCriada há 50 anos e desenvolvida como uma associação com o estatuto do que é internacionalmente reconhecido como organização não-governamental, o D&AD, que surgiu como uma comunidade de designers e diretores de arte, em Londres, finaliza mudanças para se transformar em uma fundação com atuação internacional. A informação foi dada hoje ao propmark por Tim Lindsay, chief executive do D&AD, em Londres, onde estão sendo realizados os júris para o Anuário 2012 do D&AD.

Em termos práticos, com o estatuto de fundação, o D&AD poderá usar os recursos financeiros que ele arrecada não apenas para seus próprios projetos, mas também para colaborar financeiramente com outras ONGs. Atualmente, o D&AD arrecada cerca de 4 milhões de libras – cerca de R$ 11,8 milhões. Tim Lindsay reforça que a mudança para fundação tem o objetivo de ampliar as funções básicas do D&AD que são “primariamente voltadas” para os aspectos educacionais e profissionalizantes do mercado de comunicação, com a oferta de cursos, workshops, bolsas de estudos e projetos de intercâmbio.

A Fundação D&AD tem planos de expansão internacional e prepara abertura de escritórios na América Latina e na Ásia. O latino-americano será em São Paulo. O local do asiático ainda não está definido. Segundo Lindsay, no momento estão sendo estudadas parcerias com o CCSP (Clube de Criação de São Paulo) e a ESPM. O objetivo, segundo ele, é de inaugurar o escritório brasileiro nos próximos 12 meses.