Premiação vai acontecer nos dias 25 e 26 de maio de 2022 e será transmitida ao vivo (Reprodução)

O D&AD anunciou que a premiação de 2022 vai contar com novas categorias para refletir a mudança do cenário criativo publicitário.

A 60ª premiação terá mais de 40 categorias que serão julgadas por profissionais do mundo publicitário, entre eles: Tara Ford, diretora de criação da The Monkeys, que liderará a categoria Digital; Trevor Robinson OBE, diretor executivo de criação da Quiet Storm, está à frente do júri de Entretenimento; e Nils Leonard, fundador do Uncommon Creative Studio, conduzirá a seleção Writing for Advertising. A lista completa dos jurados pode ser acessada pelo site da premiação.

Entre os presidentes de júri brasileiros estão confirmados os nomes de Diego Machado, global chief creative officer da AKQA, que vai liderar os trabalhos na categoria Experiential; e Fabiano Broki, creative director da Lobo, em Animação. A mudança da premiação vai abordar temas fundamentais que permeiam as indústrias criativas e vai garantir que os prêmios continuem sendo referência no setor publicitário.

Por conta do aumento do uso de realidade aumentada, virtual e mista em 2021, o D&AD também inclui categorias dedicadas a esse tipo de trabalho. A premiação também vai contar com oito subcategorias voltadas para saúde e bem-estar.

A categoria Design Transformation foi substituída pela Creative Transformation, que vai abranger uma gama mais ampla e inclusiva de resultados criativos das empresas que se transformaram e aprimoraram a experiência do cliente.

“Para refletir e representar a paisagem em evolução no setor criativo, o D&AD introduziu um novo enfoque em categorias que reconhecem o trabalho daqueles que se levantaram e encontraram soluções para algumas das questões mais urgentes do nosso tempo”, afirmou o diretor da premiação, Donal Keenan.

As subcategorias Upstream Innovation vão premiar aqueles que estão repensando produtos e serviços na fase de projeto para que se encaixem em um sistema circular, seja desenvolvendo novos conceitos e materiais, aplicando modelos de reutilização ou encontrando outras maneiras de fazer os componentes circular.

A cerimônia de 2022, que vai acontecer nos dias 25 e 26 de maio de 2022, será digital para garantir a segurança tanto dos júris quanto dos participantes. A premiação será transmitida ao vivo.

O D&AD anunciou que as inscrições serão abertas a partir de dezembro e que vai dar 40% de desconto em todas as inscrições que forem recebidas até o dia 12 de janeiro de 2022.