Divulgação

A organização do D&AD acaba de confirmar mais um Lápis de Grafite para o Brasil no Festival D&AD 2017, que terminou no último dia 27 em Londres.

No encerramento do D&AD, o Brasil tinha oficialmente 14 Lápis (um Amarelo, um de Grafite e 12 de Madeira).  O escritório da AKQA de São Paulo havia solicitado a transferência do prêmio concedido ao case “Hunt on the News”, para o lançamento da segunda temporada da série Narcos, da Netflix, no Brasil, em setembro do ano passado. A inscrição do referido trabalho foi feita pelo escritório de Londres da agência o Lápis de Grafite que ele conquistou foi computado para o Reino Unido. 

Agora, o Brasil passa a ter um total de 15 Lápis ocupando a 11ª posição do ranking de países (em quantidade de prêmios) do D&AD 2017, empatado com a Holanda. O Reino Unido até então com 164 Lápis passa a ter 163, mas continua na segunda posição do ranking, atrás dos Estados Unidos que pela primeira vez, com 182 Lápis, tiraram a liderança do mercado britânico na competição.

O D&AD 2017 concedeu um total de 732 Lápis sendo cinco Black Pencils – o equivalente a Grand Prix -,  62 Yellow Pencils ( Lápis Amarelo é equivalente a um prêmio de ouro), 180 Graphite Pencils (equivalente a prata) e  485 Wood Pencils, ou Lápis de Madeira, que equivalem a um prêmio de bronze.

O case “Hunt on the news”,  da AKQA São Paulo, que conquistou Lápis de Grafite, ativou uma ação promocional que envolveu  capas de jornais e revistas do país com notícias sobre a fuga da prisão do traficante colombiano Pablo Escobar,  em 1992. A estratégia impactou milhões de pessoas e gerou buzz nas redes sociais.  Texto da defesa do case, na inscrição do D&AD, ressalta que a AKQA “não fez uma campanha para Narcos e sim transformou a série em notícia nacional” .  A ficha técnica do trabalho é assinada por Renato Zandoná (diretor associado de criação), Ricardo Honegger (diretor de conta), Murilo Candelot (gerente de conta), Celso Costa (arte final), Augusto Antunes (diretor de arte), Raphael Valenti (redator), Huego Veiga e Diego Machado (diretores-executivos de criação) e Daniele Wieczorek (gerente de projeto).

Leia também:

Estadão e Folha fazem branded content sobr Narcos com capa promocional

Brasil tem um Lápis Amarelo, um de Grafite e 12 de Madeira no D&AD 2017