O D&AD Global Awards 2007 começa hoje (19) a julgar o short list para Lápis Amarelo (excelência criativa) e Lápis Preto (campanha que redefine o meio). O Brasil concorre neste ano com quatro indicações. A McCann Erickson foi indicada por “Bodywork” da AC Delco, a AlmapBBDO, ganhou indicação por “Peg Solitaire” para o Greenpeace e a DM9DDB entrou no shorlist com “Crash” para o Banco Itaú, todas na categoria On Line. A AlmapBBDO também recebeu indicação em Ilustração por “Built from the inside out” da Volkswagen. Os trabalhos terminam amanhã. A Argentina conseguiu apenas uma indicação.

A premiação será no dia 24 de maio, em Londres. O jurado de TV e cinema João Daniel Tikhomiroff (Jodaf) da categoria TV e Cinema foi para Londres no final de março para a análise das 25.000 peças de 58 países. Os 292 jurados de todo o mundo fizeram 151 indicações para o Lápis Amarelo. “O D&AD tem um critério muito mais rígido que Cannes. Os jurados vão ao limite do aprimoramento”, afirmou Tikhomiroff.

Os outros jurados foram Julio Andery (DM9DDB) na categoria direção de arte; Mateus de Paula Santos (Lobo), na categoria vídeos musicais; Frederico Gelli (Tatil) e Vavá Ribeiro, em fotografia; Sergio Muginiani (AlmapBBD) em website.

A última vez que o Brasil conquistou Lápis Amarelo foi em 2003 na categoria publicidade não-inglesa com a Neogama BBH pela peça “Wailing Wall” da Umbro e F/Nazca S&S pela peça “Ugly Handsome Blond / Ugly Handsome Grizzled / Ugly Handsome Brunet” para a Joalheria Natan.

Sandra Silva