Uma nova fronteira para as marcas. É assim que o publicitário Pipo Calazans, CEO da SunsetDDB, e Gavin Cheng, manager director da DDB FWT Worldwide, definem o mercado de e-Sports. Ambos os executivos acabam de oficializar o lançamento da DDB FTW (For The Win) no Brasil, onde Calazans acumulará a liderança da rede global de agências especializada em e-Sports e gaming.
“Agora os clientes têm onde encontrar o conhecimento e a expertise para engajar as suas marcas a uma comunidade que é apaixonada por games”, frisa Calazans. Gavin Cheng lembra que “se as pessoas não estão jogando, elas estão assistindo”, o que abre oportunidades sem precedentes para as marcas.
“Essa comunidade está inspirando toda uma nova geração e, como guardiães das marcas dos clientes, temos a obrigação de entender essa natureza humana, e saber como conectar as marcas a ela”, acrescenta Cheng.
Lançada em outubro do ano passado, com sede em Praga, a DDB FTW é liderada pelo CEO Darko Silajdžić. Além da República Tcheca, a DDB FTW está presente em Hong Kong, Alemanha, França, Itália, Rússia e Suécia. Na América Latina, tem com escritórios na Argentina, Guatemala, México e Peru. A região é considerada uma das principais para o mercado mundial de esportes eletrônicos.
De acordo com dados da consultoria Newzoo, a receita do segmento de e-Sports pode superar a cifra de US$ 1,1 bilhão em 2021 globalmente, movimentação impulsionada pelo isolamento social provocado pela Covid-19, que transformou a casa das pessoas em hub de entretenimento. Dados de 2018 apontam o Brasil com uma receita de US$ 1,5 bilhão, com 75,7 milhões de jogadores.
Estima-se que os gastos mensais dos consumidores com jogos no México e no Brasil cresceram, em média, 50% durante o ano passado. A audiência do e-Sports deve crescer mundialmente para 474 milhões de pessoas neste ano, aumento de 8,7% em relação ao ano passado. Já a audiência de streaming de jogos alcançará o número de 728,8 milhões de pessoas em 2021.