O ano que vem terá o futebol mais rentável da história da Rede Globo. Nesta sexta-feira (23), a emissora teve definidos os oito patrocinadores da transmissão da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, com valor de cota de R$ 179,8 milhões por tabela. Além do grupo, está fechado desde maio o do Futebol 2014, válido para o calendário regular, com seis cotas, cada uma a preço de tabela de R$ 185,5 milhões.

Entre os apoiadores da Copa na Globo, cinco também patrocinam o torneio da Fifa: Coca-Cola, Budweiser (Ambev), Johnson & Johnson, Hyundai e Oi. Completam a lista Itaú, Magazine Luiza e Nestlé. Deles, quatro estão também no pacote Futebol 2014 da emissora: Ambev, Coca-Cola, Itaú e J&J, juntamente a Vivo e Volkswagen.

Para a definição, a empresa teve que se adequar a uma regra especial, imposta pela realizadora da Copa. Por ser a geradora oficial das imagens que serão distribuídas para todo o mundo, a Globo precisou dar preferência aos patrocinadores oficiais do torneio da Fifa, à frente de seus tradicionais parceiros do esporte.

A iniciativa acabou impedindo que Vivo e Volkswagen se garantissem nos dois pacotes como as demais detentoras das cotas Futebol 2014, já que Oi e Hyundai, concorrentes nos respectivos segmentos de atuação, confirmaram seu direito de ocupar antecipadamente a vaga. Entre os demais patrocinadores Fifa que abriram mão do direito de apoiar a cobertura da Globo estão Adidas, Emirates, Sony, Visa, Castrol, Continental, McDonald’s, Seara e Yingli.

Valores

Considerando o preço de tabela, a Globo faturará R$ 1,438 bilhão com a transmissão da Copa do Mundo 2014. Já com o pacote Futebol 2014, o valor total das seis cotas comercializadas seria de R$ 1, 113 bi. Somados os valores, a transmissão do esporte pela emissora chega ao total de R$ 2,55 bilhões – descartando possíveis descontos oferecidos a cada um dos cotistas.

Como grau de comparação, o futebol teria rendido, por tabela, R$ 1,15 bilhão para a emissora em 2013 – já que não houve um pacote especial para a Copa das Confederações. Já em 2010, último ano com presença do torneio mundial na grade, o faturamento com futebol teria sido de R$ 1,106 bilhão, sendo R$ 490 milhões com a Copa (seis cotas de R$ 81,8 cada) e R$ 616 milhões com o Pacote Futebol (cinco cotas de R$ 116 milhões cada, além do extinto top de 5 segundos, comercializado à época por R$ 36 milhões).

Os valores mostram a valorização da transmissão do futebol na Globo, considerando que, no intervalo de três anos, apenas o pacote regular de futebol tornou-se mais rentável que o de um ano que teve o reforço da Copa do Mundo. De um torneio da Fifa para o outro, o avanço em faturamento anual da emissora com o futebol é de aproximadamente 130%.

Homenagem

Celebrando a comercialização de todas as cotas disponíveis, a Rede Globo preparou uma campanha para homenagear seus parceiros. Em uma série sequencial de anúncios, a emissora destaca “a seleção de craques que vai nos acompanhar para fazer de 2014 o melhor ano das nossas histórias. No campo de futebol e fora dele”. Em cada uma das páginas, a estratégia de comunicação apresenta um dos patrocinadores, com título e texto que exploram e exaltam a assinatura publicitários dos anunciantes e sua relevância no mercado de atuação de cada um deles.