Americanas, Avon e Pic Pay são as empresas que adquiriram a principal cota do reality da Globo
A 22ª edição do Big Brother Brasil começa nesta segunda-feira (17) e, de uma coisa pode ter certeza, a casa mais vigiada do país vai ser palco de discussões e debates, que tão logo chegarão às redes sociais .
Os 20 participantes, sendo 10 anônimos e 10 celebridades, foram anunciados durante os intervalos da programação da Globo na última sexta-feira (14) e, só pelo fato de um dos participantes do grupo pipoca já ter atingido a marca de dois milhões de seguidores e o símbolo de verificado no Instagram, já se pode dizer que as expectativas para este ano estão altas.
Assim como os protagonistas da edição, as marcas patrocinadoras também foram anunciadas.
Neste ano, o BBB vai contar com várias marcas, divididas em três cotas: Americanas, Avon e Pic Pay, que desembolsaram R$ 91,9 milhões para terem a cota Big; C&A, Amstel, P&G e Seara, que desembolsaram R$ 69,4 milhões na cota Camarote e Above, Engov, QuintoAndar e McDonald's, que desembolsaram R$ 11,8 milhões na cota Brother, além de 99 e Coca-Cola, que fazem parte da cota dinâmica e o TikTok, que vai participar da edição como anunciante.
Dentro de um reality show, o cancelamento é inevitável e, assim como os participantes, as marcas estarão na mira de milhares brasileiros, tanto na televisão quanto nas redes sociais.
Para o CEO da Squid, Felipe Oliva, as marcas patrocinadoras precisam estar preparadas para esses próximos três meses. “O BBB vem gerando importantes debates em relação aos temas como racismo, homofobia, xenofobia, identidade de gênero e sexualidade e as marcas precisam estar atentas a estas temáticas e se posicionarem de forma muito clara sem deixarem ruídos de comunicação”, explicou.
Veja como as empresas estão se preparando para participar dos debates que o programa provavelmente deve trazer à tona:
“O BBB é muito dinâmico, então o que fizemos foi montar uma equipe de monitoramento para identificar oportunidades para ações e divulgações pontuais. Não descartamos, por exemplo, ativações em conjunto com outras marcas que anunciam no BBB", afirmou Juliana Biasi, diretora de marketing da 99, que vai fazer sua estreia como patrocinadora do BBB neste ano. "A 99 está presente no dia a dia de milhões de brasileiros, e faz sentido estar presente nesses diálogos evocados pelo reality. A 99 preza pela transparência, e estamos prontos para colaborar com essas conversas”, completou.
“Entendemos que cada edição é única e precisamos sempre nos preparar para as diversas discussões que poderão existir durante o programa, principalmente, agora que o reality ganhou proporções de multi-telas com as redes sociais e a propagação do streaming. Por este motivo, nosso time estará atento ao andamento do reality para identificar como faremos parte das conversas”, afirmou Flávia Mussalem, Brand Director do QuintoAndar.
"Aprendemos muito com as duas primeiras edições que participamos e vamos trazer coisas novas para o BBB 22, sempre alinhado com o posicionamento da marca. A nossa estratégia é ser o que somos, dentro e fora da casa: uma marca de qualidade, acessível a todos, que respeita todos os consumidores e oferece a melhor proteção pessoal para todos, por um preço justo. Somos uma marca democrática que respeita as opiniões e posicionamentos de todos", afirmou Gustavo Malucelli, CEO da Baston, fabricante da Above.
"Neste ou em qualquer outro veículo, programa e/ou evento no qual a cia investe, exigimos que tratem tanto o público participante quanto os consumidores com seriedade, humanidade e respeito. Reiteramos nosso repúdio a qualquer ato ilícito, de violência e desrespeito, e sempre vamos exigir transparência e celeridade na apuração de fatos e tomada de decisões", afirmou Vitor Monte, Head de Marketing de Americanas.
"O BBB realmente tornou-se um programa que gera entretenimento ao mesmo tempo que dá holofote para pautas importantes. E isso se conecta diretamente com o posicionamento e valores que Amstel traz de Amsterdã que são: diversidade, liberdade, respeito e autenticidade", afirmou a Amstel. "Sendo assim, Amstel deseja integrar e fomentar o diálogo dentro e fora do programa de maneira aberta e respeitosa, de modo a se conectar com o público e possibilitar que todos se sintam bem-vindos e à vontade para serem quem realmente são".
"Temos diferentes equipes dedicadas ao monitoramento full time do Big Brother Brasil, sob diferentes óticas: social listening, canais proprietários, imprensa e redes sociais em geral. Além disso, também mantemos grupos de contato com clientes fiéis, o que nos ajuda a ter todos os tipos de percepção sobre o programa e, claro, como as nossas ações reverberam com o consumidor, o termômetro dos diferentes estágios do jogo e como nos posicionar diante de cada fase", afirmou Fernando Sahb, gerente de marketing, influência, projetos especiais e relações públicas da C&A Brasil.
"A gente entende que acabamos sendo participante da casa também e essa é a força de estar ali, porque o BBB é um palco muito importante para o Brasil, para a sociedade brasileira, sabemos que é um espaço de entretenimento, com horário e um momento para acontecer, mas nós sabemos que o programa não acontece só no ao vivo. A gente sabe que a conversa vai acontecer e nós vamos continuar ela aqui fora", afirmou Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon Brasil.
"Dentro da companhia, preparamos um time multifuncional para coordenar os esforços das marcas, e também escolhemos parceiros estratégicos para nos ajudarem ouvir e participar de conversas durante o programa", afirmou Isabella Zakzuk, Diretora Sênior de Operações de Marcas da P&G Brasil. "Quando algum assunto repercute dentro e fora da casa, todos precisamos refletir, nos adaptar, entender as novas necessidades do consumidor e adequar nossas ações".
"Tendo em vista a espontaneidade que o programa proporciona e diversos cenários ainda desconhecidos, é preciso que a marca esteja pronta para responder imediatamente qualquer questionamento ou tema. Contamos com uma equipe dedicada que acompanhará o programa em todos os momentos, e desdobramentos dos assuntos dentro e fora da casa, para respondermos de forma ágil, caso seja necessário", afirmou Tannia Fukuda, diretora de marketing da Seara.
"A Fiat é uma marca muito próxima das pessoas, transparente, faz parte da sociedade e evolui com ela. Dessa maneira, entendemos que estamos preparados", afirmou Malu Antonio, gerente de Storytelling e Content da Stellantis para a América do Sul. "Não há uma estratégia definida especificamente para cancelamentos, mas sempre nos posicionamos como uma marca contra qualquer tipo de ofensa e linchamento. Se for o caso, com certeza iremos repudiar qualquer atitude que não condiz com as nossas diretrizes".
O PROPMARK tentou entrar em contato com o McDonald's, Coca-cola, Pic Pay e Hypera Pharma mas não obteve respostas.