Moyses: maior desafio é a mudança de hábito

Mudar o hábito dos brasileiros de pedir comida por telefone é o principal desafio do RestauranteWeb, posicionado como o maior site de delivery online do país. O site foi lançado em 2003 e comprado em 2011 pelo Grupo Just-Eat, presente em 13 países e especializado no mesmo ramo. Atualmente, o RestauranteWeb tem 600 mil usuários e 2,5 mil restaurantes.

“O desafio é a mudança de hábito de consumo, porque as pessoas estão acostumadas a pedir por telefone. Elas já têm o restaurante que gostam e o hábito de pedir por telefone. O nosso desafio é conseguir que elas comecem a pedir comida pela internet e se habituem. Quando pedem pelo aplicativo ou pelo site, é muito mais facilidade. Elas não têm que falar com ninguém, em primeiro lugar, e na internet o tempo de decisão dura muito mais, porque as pessoas navegam, têm mais tempo para escolher o prato, sabem o quanto estão pagando. Quando ligam, só no final vão saber quanto deu. Na internet, elas conseguem fazer uma pesquisa, por isso a experiência no site tem que ser muito boa. Se o consumidor pedir pelo menos cinco vezes pela web, se torna um usuário frequente”, destaca Carlos Eduardo Moyses, diretor-executivo do RestauranteWeb.

O executivo conta que, no Brasil, a penetração do delivery online é de apenas 5% do total de entregas de comida no país, enquanto que nos Estados Unidos este índice alcança 24%; na Inglaterra 27%; e na Dinamarca 63%. “São volumes expressivos. Se a gente imaginar que o Brasil vai seguir a mesma tendência, em breve vamos ter uma penetração muito maior do delivery online do que hoje. Esse é um produto cada vez mais mobile, porque cada vez mais as pessoas vão migrar e fazer tudo pelo celular. Temos aplicativo disponível para iOS, Android, Windows e até para televisão”, ressalta Moyses.

Ele garante que os preços do delivery online são os mesmos que os praticados por telefone. “Nosso ganho está em cima do restaurante. A gente cobra uma comissão do restaurante, porque propomos a ele tecnologia, com o e-commerce, e marketing, porque fazemos a divulgação da marca. O que oferecemos é um novo canal de vendas. Muitos restaurantes, geralmente operações menores, estão desligando o próprio delivery para concentrar conosco. Operacionalmente, o pedido pela internet é mais barato para o restaurante”.

O RestauranteWeb e seus concorrentes, como iFood e HelloFood, pegam carona no crescimento da alimentação fora de casa – o mercado de food service já movimenta por ano mais de R$ 180 bilhões. A quantidade de pedidos do RestauranteWeb aumentou 107% no último ano. “O pedido é 100% automatizado, mas temos uma preocupação grande em monitorar e acompanhar todos os pedidos. Temos uma equipe de 50 pessoas na operação brasileira”, conta Moyses. Ele também diz que trabalha com um índice de ordens perdidas abaixo de 1% e que a expectativa é chegar a três mil restaurantes cadastrados até o final do ano. A divulgação do site é feita basicamente na internet e no rádio por uma in house.