Antes a Delvico JWT, uma das principais agências espanholas e que já teve como diretor de criação o premiado Tony Segarra, operava de forma independente da JWT de Madrid e de Barcelona. Agora, o grupo WPP unificou a operação e a gestão dos três escritórios fica sob gestão da Delvico, agência tradicional e com cerca de 40 anos no mercado espanhol. O brasileiro Miguel Bemfica, ex-DM9DDB e DPZ, por exemplo, vai dirigir a criação das unidades da capital da Espanha, agora funcionando em um único escritório. Coma decisão, a Delvico a ter novos clientes na sua carteira de negócios, entre os quais a Johnson & Johnson, Mazda e Burger King que se unem à loteria Once, Kraft Foods, Kellog’s e Paradores.

Segundo Benfica, a agência passou a ter 70% dos negócios da JWT no país enquanto a parte de Barcelona fica com 30%. “Antes, a divisão era de 50% para cada escritório”, explicou o criativo que comanda uma equipe de 40 profissionais e comemora o sucesso de uma campanha pan-européia para cerveja mexicana Corona.

“A ação “Save the beach” propunha que as pessoas encaminhassem nomes de praias para serem limpas na Europa. Foram postados 45 mil filmes e fotos no site www.corona.savethebeach.org sugerindo praias. A repercussão foi tanta que o retorno de mídia foi de aproximadamente oito milhões de euros, muito superior ao investimento do cliente. Não dá mais para usar apelos como mulheres seminuas nas campanhas de cerveja”, disse o brasileiro que gostado “muito” de trabalhar com o modelo que separa mídia da criação. “Acredito na arquitetura das agências brasileiras, que envolvem criação e mídia, mas está sendo muito interessante atuar na forma européia. O lado positivo é que o cliente busca conversa com a criação só sobre criação e isso enriquece o processo. O negativo é que as empresas de mídia engessam um pouco o trabalho com formatos preestabelecidos. Mas, cada vez mais, os anunciantes da Espanha querem campanhas digitais com muita interatividade e colaboração. E, nesse caso, a agência lidera a ação. As verbas na Espanha estão cada vez mais dirigidas para below the line e digital, estas com quase 60%. O restante vai para offline”, ele acrescentou.

Bemfica diz que a experiência que acumulou na DM9DDB foi essencial para o trabalho na DelvicoJWT. “O Sérgio Valente sempre incentivou a equipe a não vislumbrar fronteiras, tanto que foi eleita a  Agência do Ano no Cyber Lions de 2004”, reconhece o diretor de criação que se reporta diretamente ao presidente da agência, o executivo Jordi Palomar, e a Fernando Vega Olmos, diretor de criação da JWT para a Europa e América Latina, cujo escritório é mesmo prédio da DelvicoJWT. Bemfica já trabalhara com Olmos na Lola no projeto que ganhou a conta global do sorvete Magnum que contou com direção criativa de Fernanda Romano e apoio da BorghiErh/Lowe.

A principal missão de Bemfica e sua equipe é a campanha de lançamento da TV digital na Espanha para o Ministério do Interior local. “A partir de julho de 2010 o sistema analógico será substituído integralmente pelo digital. A população precisa se mobilizar para ter os equipamentos de recepção. Vai coincidir com a Copa do Mundo da África do Sul”, finalizou.

Paulo Macedo