A cidade de Cartagena, na Colômbia – região tida como patrimônio cultural universal pela Unesco – receberá de 9 a 12 de outubro a 15ª edição do Meeting Internacional. O evento promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais –, presidido pelo empresário brasileiro João Doria Jr., será realizado no Hotel Sofitel Santa Clara e contará com as presenças de 150 ceos brasileiros e colombianos, além do ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, que fará uma apresentação sobre o tema do encontro “Democracia: Relações Políticas e Econômicas para Sustentabilidade da América Latina”.
O Meeting Internacional também promoverá o primeiro encontro entre o novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, com os empresários brasileiros. No dia 11 de outubro os executivos receberão o recém-empossado para um almoço presidencial no hotel. “O objetivo do Meeting Internacional é estreitar as relações econômicas e comerciais entre Brasil e Colômbia e valorizar o debate democrático sobre o futuro da América Latina. Atualmente temos dois caminhos claros em nosso continente: o de respeito à livre-iniciativa e o de um caudilhismo que pode causar danos graves à vida dos países latino-americanos. Desta forma, não há possibilidade que negócios antidemocráticos prosperem já que a segurança jurídica se torna, neste caso, inexistente”, afirmou João Doria Jr., presidente do Lide.
Entre os ceos brasileiros que participarão do evento, estão Ivan Zurita, da Nestlé; Edson Bueno, da Amil; Paulo Nigro, da Tetra Pak; Ciro Diehl, da Oracle; Wilson Ferreira Jr., da CPFL Energia; Oscar Clarke, da HP; Carlos Ferreira, da Elektro, e Antonio Carlos Valente, da Telefônica.
A 15ª edição do Meeting Internacional também contará com seminários culturais. O artista plástico colombiano Fernando Botero terá sua obra apresentada pela jornalista, escritora e crítica de arte Maria Cristina Pignalosa, com uma exposição no dia 10 de outubro. O escritor colombiano e Prêmio Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, também será tema de seminário durante o evento. “A cultura é um dos valores de harmonia e integração entre as nações latino-americanas. E um povo que não tem memória histórica não sabe defender a sua própria autonomia”, acrescentou João Doria Jr.
O 15º Meeting Internacional terá patrocínio master da Nestlé e patrocínio da Amil, HSBC, Serasa Experian e Tetra Pak, com participação especial da Gocil, HP e do Grupo Bandeirantes de Comunicação e participações da Man Latin America, Oracle e Lukscolor. Entre as empresas colaboradoras estão: Allis, Banco Luso Brasileiro, Boat Show, Cine, Dedic, Editora Globo, Elektro, Gransapore, Lincx, Maringá Turismo, Portugal Telecom, Spin Doctors, Tim W.E, Veuve Clicquot e Vipal. Já os mídia partners deste ano serão Band, Caras, Isto É, Isto É Dinheiro, O Estado de S. Paulo e jornal propmark.
Outro destaque do Meeting International deste ano é o lançamento da edição número 9 da revista Meeting & Negócios pela Doria Associados Editora. A publicação terá como matéria de capa entrevista com Fernando Henrique Cardoso sobre o tema do encontro (“Democracia: Relações Políticas e Econômicas para Sustentabilidade da América Latina”). Até o momento a publicação já tem a confirmação de 52 anunciantes. A revista tem tiragem de 60 mil exemplares e circulação em todo o Brasil. “O Lide acredita na integração da América Latina pela democracia e livre-iniciativa. Esse é o grande mote que reproduz a essência do evento”, disse Doria Jr.
O Meeting Internacional é rea-lizado anualmente e tem como objetivo fortalecer as relações entre empresários, grandes corporações e governos de diferentes países. O evento já foi realizado na República Dominicana, Argentina, México, África do Sul, Aruba, Chile, Uruguai e Portugal.
por Juliana Welling