Se os estádios brasileiros são motivo de preocupação à Fifa para a Copa do Mundo de 2014 no País devido aos atrasos na agenda de engenharia, os anunciantes estão atentos às oportunidades de mercado relacionadas ao evento que será realizado pela segunda vez no Brasil.
A multinacional Sony, por exemplo, realizou concorrência global com seis agências para definir fornecedor para suas ações globais sobre a competição da qual é um dos sponsors oficiais. Administradora mundial da comunicação de marketing da Sony, a Dentsu elegeu o escritóruio brasileiro para disputar o negócio com cinco concorrentes não revelados, que venceu a disputa.
A agência presidida por Renato Lóes, que liderou a apresentação realizada há cerca de duas semanas no escritório da Sony em Nova York, também indiciou o Banco de Eventos como parceiro estratégico para eventos e marketing promocional.
A empresa de marketing esportivo Koch & Tavares também vai atuar com a Dentsu Brasil no projeto da Sony para a Copa de 2014. A Dentsu é uma gigante do marketing esportivo no mundo. A Fifa é um grande cliente. No ano passado tentou estruturar essa área, mas optou por priorizar a organização definitiva da divisão de publicidade. Os serviços below the line, por exemplo, serão terceirizados.
O trabalho criativo da Dentsu será adaptado pelas unidades da agência em todo o mundo atendendo às necessidades locais. A verba anual para esse projeto, segundo fonte do propmark, supera os US$ 20 milhões.
por Paulo Macedo