A Arteris, segunda maior companhia do setor de concessões de rodovias do país em quilômetros administrados e uma das maiores do setor no mundo, passa agora a integrar a carteira de clientes da Dentsu. Por meio de concorrência com outras quatro agências, a operação brasileira da agência de origem japonesa irá cuidar da comunicação institucional da empresa no país.
De origem espanhola, a Arteris administra hoje, por meio de suas nove concessionárias, rodovias localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. São mais de 3,25 mil quilômetros de estradas, por onde passam diariamente cerca de dois milhões de veículos. Entre elas, estão a Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte, todas concessões estaduais; e as federais Autopista Fernão Dias, Autopista Régis Bittencourt, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Fluminense. Somadas, já geraram mais de 12 mil empregos, em investimentos realizados pela companhia da ordem de R$ 6,7 bilhões.
“Mais do que a geração de empregos e construção de rodovias, trata-se de um cliente cujo trabalho tem uma função muito importante para a comunidade, que provoca mudanças na vida das pessoas ao levar, aos entornos das cidades, estradas seguras e, por consequência, ajudar no desenvolvimento de cada local”, afirma Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil.
Para o criativo, o grande desafio é justamente mostrar que por trás de cada estrada existe uma marca. “A primeira coisa que temos que lembrar é que uma empresa deste porte não vai parar com nove concessionárias. Então é importante construir essa marca institucionalmente, que pode fazer diferença nas concorrências de concessões”, diz. “Vale lembrar também que existem acionistas por trás de uma companhia, e que o mercado financeiro está de olho nisso. Uma marca forte ajuda também a atrair mais investidores”, completa.
Por falar em concorrência, algo muito contestado no mercado publicitário, D’Andrea ressaltou como a Arteris escolheu sua agência no país. “Eles selecionaram cinco grandes agências do mercado. Visitaram todas e foram atrás de suas visões de trabalho. Não pediram campanhas. O que eu acho bem legal, pois escolheram aquela que mais batia com seu raciocínio.”
A primeira campanha da Dentsu para a Arteris deve ser veiculada até o final de setembro. O trabalho vai contar com filme para TV, anúncios de mídia impressa e spots de rádio, e vai abranger principalmente o interior paulista e os demais Estados onde estão as estradas administradas pela multinacional. “É uma nova fase para um cliente que há um ano não se preocupava em fazer um trabalho para sua marca, e sim para seus produtos”, conclui D’Andrea.
“Buscamos escolher o parceiro de comunicação ideal para consolidar a construção de uma grande marca e enxergamos na Dentsu e na sua estrutura uma proposta diferenciada para traduzir toda a estratégia da empresa e gerar mais valor, maior proximidade e relevância da marca Arteris junto aos nossos principais públicos”, afirma, em comunicado, o presidente da Arteris, David Díaz.