A maior agência de publicidade do Japão encerrou o ano fiscal de 2008 (finalizado em 31 de março de 2009) com queda de US$ 209,4 milhões. É a primeira vez que a empresa tem seu lucro líquido reduzido em 100 anos.

A agência, que é responsável por 25% das campanhas publicitárias do Japão, divulgou em comunicado nesta segunda-feira (11) que “experimentou severas condições de negócios em 2008”, dizendo que os clientes se mantiveram cautelosos em seus investimentos em meio à crise global.

O grupo apresentou receita líquida de US $ 19,3 bilhões, uma queda 8,3%, enquanto o lucro bruto diminuiu 8,9%, passando para US$ 3,2 bilhões. Já o lucro operacional caiu pouco mais de 23%, passando a ser de US$ 442 milhões.

Os investimentos com anúncio no Japão tiveram queda de 4,7%, chegando a US$ 68 bilhões, com os cortes mais profundos em mídias tradicionais, como televisão e impressa, áreas em que a Dentsu se beneficiou fortemente no passado. Os gastos com ações na  Internet, por outro lado, subiram 16,3% em 2008.

As informações são do Advertising Age.