Novo portfólio da Dez Comunicação

Ao completar 18 anos, a Dez Comunicação, dos sócios Mauro Dorfman, Carlos Saul Duque, Cláudia Gonçalves e Delmar Gentil, se reinventa para resgatar as origens de ser um agência boutique. O processo está sendo chamado de Dez Integração. “Quando a gente cresce é difícil manter o formato inicial. Estamos retornando ao nosso DNA, que é a vocação para o trabalho integrado”, explicou Duque, afirmando que a agência “sempre foi um laboratório de testes de novos formatos,  que foram pioneiros sob a ótica do fazer diferente”.

Com isso, a agência abandona a estrutura de departamentos no formato tradicional, diluindo-os fisicamente em três grandes áreas – planejadora, produtora e criadora. A primeira conta com planejadores e líderes dos outros departamentos, formando uma equipe focada em dar o pontapé inicial, produzir insights e incrementar inteligência ao trabalho. Na área produtora estão todos os profissionais responsáveis pela execução do trabalho: produtores, estúdio, operação, assistentes de mídia e de atendimento; na criadora, foram agrupados redatores, diretores de arte, designers e executivos de atendimento e mídia, cujo desafio é transformar briefings em fonte de inspiração e desenvolver soluções criativas no conteúdo e na exposição. “A estrutura tradicional está defasada. A ideia é fazer com que o fluxo dos trabalhos seja o mais natural possível. Fora que este formato exige uma locução mais participativa por parte dos clientes. É uma relação mais ampla, pois cria outro tipo de diálogo”, ressaltou Dorfman.

Para apresentar essa nova fase da agência, a Dez desenvolveu um novo portfólio. Dentro de uma caixa de acrílico amarela, diversas lâminas explicam o novo formato e apresentam a sua essência. Já em termos de expansão, Dorfman comentou que a agência, que também atua em São Paulo, está olhando com atenção para a própria região Sul. “Este ano foi o ano de consolidação deste projeto”, completou.

História

A Dez Comunicação surgiu em 1993 com a união de três jovens criativos – Mauro Dorfman, Vítor Knijnik e Paulo Guerchfeld. Em seguida, ganhou mais dois sócios: Fábio Sclovsky e Carlos Saul Duque. Logo a agência deslanchou e conquistou uma série de prêmios e clientes. Eles ficaram conhecidos como os “guris da Dez”.

A agência sempre teve um perfil criativo forte. O grande impulso na época foi com a campanha criada para o pré-vestibular Universitário, “Difícil é a vida, vestibular a gente dá um jeito”, que ganhou uma série de prêmios e deu projeção para a Dez. Com cinco anos de atuação, a agência foi incorporada ao Grupo Total, de Eduardo Fischer, e passou a se chamar Fischer América Dez. Na sequência, virou Fischer América Sul. Essa associação permitiu à agência a experiência de atender grandes clientes nacionais.

Em 2003, a sociedade com a Fischer chegou ao fim e, dois anos depois, os três sócios fundadores decidiram partir para novos desafios, deixando a empresa sob comando de Dorfman e Duque. Em 2009, dois profissionais que estavam no time desde o início tornaram-se sócios: Cláudia e Gentil, compondo a atual formação societária. No ano passado a agência resolveu mudar de novo e passou a se chamar Dez Comunicação, criando duas novas unidades: a Digital Zoo, especialista em comunicação online e marketing de interação, e a Trade Zed, especialista em trade marketing e comunicação no PDV. As duas unidades especializadas operam de forma independente ou integrada, conforme a demanda.

A agência conta com 110 profissionais na sede de Porto Alegre e em sua unidade paulistana, atendendo clientes como Barra Shopping Sul, Batavo, Dakota, Grupo Kepler Weber, OAS, RBS Online, Vinícola Aurora, entre outros.

por Ana Paula Jung