Na era dos nichos de mercado e petshops, nada mais natural do que uma publicação específica para os amantes de animais. Para falar das tecnologias, serviços e novidades desse universo, o Diário do Comércio de São Paulo lançou a Arca, em formato pequeno (13,5 cm x 20,5 cm com distribuição gratuita em petshops, clínicas e hospitais veterinários.
Os anunciantes poderão direcionar as peças conforme objetivos e produtos, dentro de seu segmento ou em assuntos nos quais desejam ser vistos. Na seção de roteiro, será publicado um guia de serviços essenciais aos donos e animais, como banho e tosa, clínicas especializadas, hospitais 24 horas, pet shops, entre outros estabelecimentos.
E o universo pet é realmente promissor, pois segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Pequenos Animais (Anfalpet), há no Brasil 34 milhões de cães, 18 milhões de gatos e um volume de produção de 1,8 milhões de toneladas de alimentos. Em 2010, o faturamento do setor chegou a R$ 11 bilhões.
Estimativas da área apontam que o País possui aproximadamente 30 mil pontos de venda de produtos para animais de estimação e um grande potencial de crescimento. Em média, um proprietário de um pet gasta aproximadamente R$ 390 por mês para manter seu bicho.