O 6º Razorfish Outlook Report, relatório anual publicado no mercado norte-americano pela Razorfish, agência de marketing digital que acaba de iniciar operações no Brasil, mostra que as verbas de marketing online representaram menos de 5% dos gastos com mídia no ano passado, apesar da intensa troca de mensagens entre os usuários do Facebook, Twitter e iPhone.
Segundo o levantamento, as mídias sociais receberam apenas 3% do total da verba publicitária. Isto representa muito pouco comparativamente ao tempo gasto pelos usuários americanos nas redes sociais. Segundo estimativa da comScore, empresa líder em mensuração em marketing digital nos EUA, em 2011 as mídias sociais deverão representar 11% do total do tempo online dos usuários de internet no mercado americano.
A pesquisa mostra que a verba online permaneceu concentrada nos veículos tradicionais: sites verticais, redes de publicidade, portais e sites de pesquisa, que são responsáveis por 88% das compras pela internet. Os sites de e-commerce absorveram 31% dos orçamentos de clientes, enquanto os sites de busca receberam 25% das verbas, em comparação a 37% em 2008. Verificou-se também uma queda na participação dos portais nas verbas de marketing, de 16% em 2008 para 12% do total em 2009. As redes de publicidade (Ad Networks) mantiveram-se fortes, ampliando sua participação de 12% para 20%. Já os canais móveis corresponderam a apenas 2% dos gastos.
Segundo a Razorfish, os meios de comunicação social são menos um canal de publicidade e mais uma plataforma para construir comunidades.
Em âmbito global, a Razorfish apontou uma recuperação na publicidade online. Após uma queda de 13% em 2008, houve um incremento de 4% nos gastos com publicidade online em 2009, e novo incremento está previsto em 2010.
Apesar do entusiasmo com novos formatos interativos, a maioria esmagadora dos gastos dos clientes da Razorfish manteve-se em formatos simples. As ferramentas multimídia representaram outros 15%, com o vídeo detendo 8%.