O ano de 2017 também foi palco para as transformações digitais. Segundo o IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o mercado digital cresceu em ritmo acelerado. A pesquisa Digital AdSpend, liderada pela entidade e em parceria com a comScore, revelou que a publicidade digital cresceu 26% em 2016, quando comparado ao ano anterior, e, para este ano, os dados não devem ser diferentes. Nesta entrevista, Cris Camargo, diretora-executiva do IAB Brasil, faz balanço deste ano, afirmando que houve uma evolução expressiva no nível das discussões com o mercado e para 2018 as apostas permanecem no setor de capacitação e na área de relações governamentais.

Divulgação

Balanço
Notamos um grande amadurecimento do mercado. Como em todo processo de amadurecimento, algumas dores são sentidas e é preciso caminhar de forma organizada. Neste sentido, nossa estratégia em manter dentro da entidade agências, anunciantes, veículos, plataformas e serviços se mostrou muito vencedora. Tal posicionamento nos permitiu travar conversas mais maduras sobre relações governamentais, projetos de lei e autorregulação, que foram discutidas de forma muito mais estruturada. Foi assim, também, com as discussões sobre o correto entendimento da atribuição dos resultados da publicidade digital, o uso de dados, as formas de combater a fraude, brand safety, a publicidade em devices móveis, novos formatos de vídeo etc. Sem dúvida, tivemos uma evolução expressiva no nível das discussões ao longo de 2017.

Acertos e erros
O mercado digital tem crescido em ritmo acelerado e os números estão aí para comprovar isso. Nossa pesquisa Digital AdSpend 2017, divulgada em março, revelou que a publicidade digital cresceu 26% em 2016, em relação ao ano anterior. E não deve ser diferente neste ano. Tal avanço se refletiu na participação dos associados em nossos comitês, fato que subestimamos. O número de presentes nas reuniões em 2017 foi bastante elevado, mais de 2 mil participantes no total. Mas este é um bom problema, pois mostra engajamento e possibilitou a produção de um grande volume de conteúdo sobre assuntos realmente importantes para o mercado.

Publicidade
Se observarmos as mudanças da economia, sem o zoom na publicidade, vamos perceber que estamos em um momento de completa transformação. A tecnologia tem transformado todos os negócios e nós, publicitários, não passaremos imunes. Um veículo produtor de conteúdo tem um grande desafio com que lidar, continuar produzindo conteúdo de alta qualidade, adquirir tecnologias novas, capacitar suas equipes e monetizar a audiência digital. Já uma plataforma tem o desafio de se mostrar eficiente, deve participar de conversas sobre transformações de negócios e garantir que as regras de mercado estejam a favor deste desenvolvimento. Uma agência, por outro lado, precisa revisar seu modelo de negócio, tentar manter a alta criatividade com receitas cada vez menores, e ressignificar seu papel na cadeia. E ainda tem o lado do anunciante que, além de precisar rever sua relação com todos esses setores que acabei de citar, deve reavaliar também a sua relação com seu consumidor final, que talvez não seja mais motivado pelos mesmos fatores mapeados até hoje. Os desafios são grandes e, sem dúvida, estamos construindo a história.

Mix
É importante considerar os objetivos, targets e budget para compor a melhor estratégia para cada marca. Campanhas que integrem os diversos meios, respeitando as características de cada um, tendem a ter um melhor resultado.

Apostas
Dentro do IAB Brasil, as apostas permanecem no setor de capacitação, que inclui a produção de conteúdo, cursos e eventos, e em nossa área de relações governamentais, cujo trabalho envolve o acompanhamento e contribuições para as regras que contribuem para o desenvolvimento do setor. Será um ano muito interessante, com eleições gerais e Copa do Mundo. São momentos importantes para movimentações publicitárias. Para o setor da publicidade digital, sem dúvida, seguiremos no caminho da consolidação e construção.

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