O Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) está com uma ação inusitada para conscientizar sobre a importância da higiene na prevenção ao câncer no órgão sexual masculino.

O projeto “Lave o Dito-Cujo” foi lançado no Instagram. A ação funciona como um calendário. Diariamente é publicado um lembrete bem humorado com ilustrações de pênis. A ideia é ter 365 posts até o fim de 2020.

A criação é assinada por quatro profissionais de agências diferentes: Leonardo Telles e Saulo Vinheiro, ambos na BETC, Guilherme Serato e Marcelo Marui, ambos da Talent Marcel.

Telles, um dos idealizadores da ação, comenta a iniciativa. “O projeto alerta sobre um tema muito sério: a saúde do homem brasileiro e, mais especificamente sobre o câncer de pênis, muito comum nas regiões Norte e Nordeste. É uma maneira lúdica para alertarmos sobre um problema sério de saúde que pode ser evitado”, explica.

Cada ilustração usa um nome popular de pênis e uma mensagem de alerta sobre a doença. A campanha é colaborativa. O artista que quiser participar pode enviar a ilustração para o e-mail laveoditocujo@gmail.com.

“Acompanhe o calendário com 365 sinônimos de pinto para lembrar de lavá-lo todos os dias, afinal essa é a melhor prevenção nos casos de câncer de pênis”, escreveu o Instituto no primeiro post.

De acordo com o LAL, entidade responsável pelo Novembro Azul, esse tipo de câncer provoca cerca de mil amputações do órgão anualmente só no Brasil.

Uma das formas de prevenir a doença é fazer uma higiene adequada diariamente. Esse cuidado evita o acúmulo de secreção na pele que cobre a cabeça do pênis.

O Instituto Lado a Lado também faz a campanha Novembro Azul.