Como vai você? A pergunta é também a #comovaivocê e conduz a campanha que o CVV (Centro de Valorização da Vida) iniciou nesta terça-feira (10), Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Como parte do Setembro Amarelo, a ação convidou influenciadores do Brasil inteiro, entre eles Ana Maria Braga e ONGs como a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).

“No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. E o movimento #SetembroAmarelo surgiu para trazer atenção para isso. Junte-se à campanha você também e ajude a prevenir o suicídio. #cvv188 #ComoVaiVocê”, diz o post do CVV.

A apresentadora Ana Maria Braga desativou seu perfil no Instagram na ultima segunda (9) e revelou o motivo explicando ser uma ação com o CVV.

O jornalista Evaristo Costa também participou da ação. Ele contou nos stories e no Facebook sobre sua participação voluntária, e explicou aos seguidores que deletou o perfil para “chamar sua atenção e te perguntar ‘como vai você?'”.

Apresentador explicou o motivo de ter deletado o perfil e falou sobre dados de suicídio

Pelos stories, o humorista Fabio Porchat também falou da ação e chamou atenção para o machismo e como os homens não falam sobre os próprios sentimentos.

Porchat ressaltou sobre a importância de falar sobre os sentimentos e chamou atenção para o machismo que faz com que os homens evitem compartilhar suas dores

Twitter amplia alcance da causa

Na mesma data, o Twitter faz ações no Brasil e no exterior para prevenir o suicídio. O serviço de notificação #ExisteAjuda, Disponível em 11 países, como EUA, Reino Unido, Austrália, Japão, Brasil e Espanha, foi lançado também nos países Suécia, Itália, Bélgica e França.

Quando alguém faz uma busca no Twitter por termos associados ao tema, o primeiro resultado é uma notificação incentivando a procura por apoio. No Brasil, a notificação mostra contatos do CVV, entidade parceira do Twitter.

Como parte da parceria, o perfil do CVV receberá do programa Ads For Good créditos gratuitos para que possa promover e ampliar o alcance de seus conteúdos, dando mais visibilidade à causa.

A plataforma lançou ainda um emoji em parceria com a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (International Association of Suicide Prevention, em inglês).

A imagem pode ser visualizada em Tweets publicados com as hashtags #DiaMundialDaPrevençãoDoSuicídio, #PrevençãoDoSuicídio, #SetembroAmarelo e #WSPD2019.

O Twitter possibilita também que pessoas alertem sobre alguém que esteja em situação de risco de suicídio ou automutilação. Uma equipe informa o usuário sobre o relato recebido, fornece os recursos disponíveis e incentiva a procura de apoio.