A iProspect fez uma pesquisa para descobrir qual a percepção dos consumidores quanto ao uso do marketing digital pelos anunciantes. O estudo verificou as impressões sobre personalização de mensagens, canais mais apropriados e como as marcas devem se comportar.

De acordo com a pesquisa, 73% dos consumidores estão mais propensos a clicar em anúncios de marcas conhecidas. No Brasil, o índice é um pouco menor. 39% dos respondentes estão menos propensos a clicar em um anúncio de uma marca que não conhecem.

A pesquisa foi realizada no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Holanda e Austrália, com 4.500 consumidores de diversos segmentos de mercado, como tecnologia da informação, varejo, telecomunicações e financeiro.

Personalização
Os consumidores disseram que gostariam de receber mais mensagens personalizadas nas categorias de vestuário, com 41%; seguido de alimentação, com 38%; viagem, com 37%; e saúde e beleza, com 26%.

Os três canais preferidos para receber campanhas personalizadas são websites (38%), e-mail (38%) e facebook (30%).

Entre os brasileiros, a preferência é por receber campanhas de marketing personalizadas com informações a respeito de promoção de preços (33,6%), informações mais detalhadas sobre o produto (21,01%) e ofertas em tempo real (19,22%).

“Entender o que o consumidor precisa – seus verdadeiros desejos e necessidades-, é fundamental para traçar uma estratégia eficiente de envio de campanhas personalizadas. Contudo, é preciso pensar em diferentes níveis de personalização, de acordo com a demografia, faixa etária, condições econômicas e estilo de vida de cada um”, conta Gustavo Macedo, Content & Creative Director da iProspect.