Reza o ditado que “o que acontece em Vegas, fica em Vegas”, mas nesta quarta-feira (21), Alex Josephson, diretor global de estratégia de marcas do Twitter, quebrou o protocolo e contou todos os detalhes apresentados durante a CES 2018. O evento de tecnologia que aconteceu de 9 a 12 de janeiro em Las Vegas foi o espaço para a plataforma apresentar suas apostas para 2018.

No Brasil pela primeira vez, o executivo participou de um debate com anunciantes e agências na sede do Twitter, em São Paulo, para discutir criatividade, inovação e negócios. No Twitter desde 2012, Josephson está à frente de como pensar os negócios multiplataforma das marcas. Apresentando cases de sucesso, como de Doritos para o lançamento do sabor “heat burst” e Chevrolet com a websérie “Everything but football”, o executivo destacou a relevância que o conteúdo em vídeo, sobretudo, ao vivo, tem ganhado na rede social.

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Apenas em 2017 foram mais de três mil horas de programação veiculada ao vivo na plataforma, sendo o último trimestre responsável por quase metade do conteúdo (1.140 horas). O diretor comentou ainda sobre os resultados positivos no faturamento da companhia, o primeiro lucro desde que abriu seu capital, em 2013. No quarto trimestre de 2017 a empresa cresceu 2%, registrando ganho de US$ 91 milhões.

A virada de jogo começou com o lançamento da campanha “Twitter What’s Happening”, ganhadora do Grand Prix em Outdoor, em Cannes, no ano passado. A empresa também olhou para dentro de casa e reorganizou questões de segurança de dados e perfis falsos, o que gerou uma queda de 50% no número de denúncias de abuso na plataforma. Seu aplicativo mobile também ganhou versão mais leve e com menor uso de dados, resolvendo um problema sério de acesso em países em desenvolvimento, como Índia e Egito.

A mudança mais significativa no processo de retomada veio também em 2017, quando dobrou para 280 o número de caracteres para mensagens. O recurso de poder publicar até seis tuites em sequência e de uma vez também foi benéfico para gerar mais engajamento entre os usuários. Isso se refletiu também na publicidade. Não à toa, teve crescimento de 75% no engajamento de anúncios ao mesmo tempo em que registrou queda de 42% no custo por engajamento.

Baseado no tripé lançamentos, conexões e promoção de marca, o Twitter agora espera ampliar a receita que já vem dando certo nos últimos dois anos. A ideia é trabalhar cada vez mais próximo e em parceria com agências e anunciantes para projetos mais criativos e inovadores. Segundo Daniela Bogoricin, diretora de estratégia de marcas do Twitter Brasil, a ideia não é substituir o trabalho de profissionais de criação, mas com o uso do conhecimento na plataforma construir cases genuínos.

Um dos exemplos mais recentes é a nova campanha do McDonald’s para os novos Duplo Big Tasty e Big Tasty Chicken Bacon. Dentre as ativações para os lanches, a agência DM9DDB resgatou alguns tuites do jogador Neymar Jr. fã do sanduíche, e estampou dentro das embalagens as mensagens. O assunto foi um dos mais comentados do Twitter nesta terça-feira (20).

Fazendo um balanço sobre os desafios das marcas no Brasil em relação ao que é feito lá fora, Josephson destacou o papel agregador do Twitter e como ele é apenas parte de uma engrenagem muito maior de comunicação.  “Nós acreditamos que a comunicação de marca não precisa ser excludente. Seria ignorante para nós estrategistas de marca dizer para os anunciantes pararem de ativar outras plataformas, pararem de anunciar em TV, Facebook ou Google. Não achamos que isso faça sentido”.

“No Twitter somos como pontes não como uma ilha. Alguma coisa acontece no Twitter que rapidamente conseguimos conectar com a TV, como é feito no Super Bowl. Agora também estamos até dentro de embalagens de sanduiches como vimos aqui no Brasil, mas ao mesmo tempo, acreditamos que somos apenas uma das vozes na condução dessa comunicação, não a única”.

Acompanhe a cobertura completa sobre o evento, bem como as apostas do Twitter para 2018 na próxima edição impressa do PROPMARK.

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