O número de suicídios caiu no mundo, mas cresceu no Brasil. De acordo com o Ibope, um brasileiro comete suicídio a cada 45 minutos; ao ano, em média, 11 mil pessoas tiram a vida no país. Outra empresa, a Consultoria Eureca – the Truth revelou que 70% dos jovens brasileiros tiveram piora na saúde mental por causa do isolamento social, consequência da pandemia.

Por isso, nesta sexta-feira (10) – dia mundial de prevenção ao suicídio –, famosos como Ana Maria Braga, Sabrina Sato, Juliana Paes e Lázaro Ramos vão publicar vídeos curtos, com 40 segundos, marcados como sensíveis no Instagram. Assim que o vídeo começa, no entanto, o público é surpreendido com a mensagem: precisamos parar de cuidar da vida dos outros e começar a cuidar uns dos outros – como vai você?

A ação é fruto da campanha ‘Conteúdo Sensível’, produzida por um coletivo de publicitários das mais diferentes agências, como WMcCann, SunsetDDB, New Vegas e outras, para a ONG CVV (Centro de Valorização da Vida). O objetivo da guerrilha digital é promover reflexões sobre o ódio nas redes sociais, a importância da conversa e da escuta para a prevenção do suicídio e a manutenção da saúde mental.

De acordo com o idealizador da campanha, Eduardo Cabral, da WMcCann, esses conteúdos “vazados” engajam mais do que mensagens importantes como a da ONG. “Hackeamos a rede para conseguir um recurso raro: a atenção das pessoas. Quando um vídeo sensível parte de uma celebridade, gera curiosidade. Usamos esse gancho de atenção para difundir nossa mensagem sobre saúde mental”, disse. 

João Victor Lovise, da SunsetDDB e criativo do coletivo, a ideia de vazar o conteúdo sensível em grandes contas foi ganhar a pauta em veículos. “Afinal, o que a Juliana Paes ou o Lázaro Ramos podem ter publicado que feriu a política do Instagram? A ideia da ação é reter atenção para a mensagem da ONG e promover o thumbstop sobre a importante pauta e missão da ONG”, diz.

Talita Mendonça, da New Vegas, que atua nas campanhas há três anos e está sempre em contato com os influenciadores, fala sobre essa sinergia no conteúdo. “Em tempos atuais, os maiores nomes da internet sentem a necessidade de falar sobre o tema ao ponto de, perto de Setembro quando ainda não os procuramos com nossa dinâmica do ano, eles nos contatam para saber como será a ideia deste ano para alertar a sociedade sobre esse importante tema. Sentimos a importância do nosso trabalho dessa forma”, explica.

No ano passado, o CVV lançou o #DesafioDos40segundos, que chamava a atenção para o dado de que, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Ivete Sangalo, Juliana Paes, Fernanda Gentil, Fábio Porchat, Lucas Rangel e Karol Conka foram alguns dos nomes que participaram da ação de 2020.

Em 2019, também como parte do Setembro Amarelo, a ação convidou influenciadores do Brasil inteiro, entre eles Ana Maria Braga e ONGs.  Evaristo Costa, que também participou da ação, chegou a desativar seu perfil a fim de “chamar sua atenção e te perguntar ‘como vai você?’”.

Sabrina Sato, que apoia as iniciativas digitais do coletivo há três consecutivos anos, reforça além do awareness o foco também é obter novos voluntários. “A ONG CVV faz um trabalho que apoio e considero muito necessário na prevenção ao suicídio. As pessoas já se cobram muito e a ONG precisa cada vez mais de pessoas que desenvolvam essa atuação de forma nacional, de mais voluntários e força para auxiliar nessa nobre prevenção”, diz.

A ação também contou com o apoio de parceiros como a Play9 que acionou um time de influenciadores como Bruna Gomes, Metaforando e Thallysson.

Ficha técnica:

Concepção & Produção: Eduardo Cabral, João Victor Lovise, Talita Mendonça, Mariana Muller, Bruno Simões e Giovanni Pavan
PR: Caroline Cabral e Silvia Rossetto
Apoio: AnaLu Garcia, Matheus Canto, Eric Surita, Will Marinho e Fellini Conti