A Amazon apresentou uma campanha para incentivar o desenvolvimento de skills para Alexa, o serviço de voz baseado na nuvem que a companhia lançou em outubro de 2019.

O programa “Certified Alexa Skill Builder” premiará os desenvolvedores das skills, aplicativos que podem ser usados com Alexa, que atingirem o maior número de usuários únicos 30 dias após a publicação. Podem participar aquelas que forem publicadas até 30 de abril de 2020.

Para participar, é preciso preencher um formulário. Os primeiros dez colocados ganham treinamento online com prova para obter a certificação Certified Alexa Skill Builder, da AWS (Amazon Web Services). Quem ficar de 11ª e 50ª posição ganha um Echo Dot. A partir da 51ª posição, as premiações são uma caneca inox, um carregador portátil e adesivos de Alexa.

O país já tem centenas de skills em português disponíveis. É possível, por exemplo, jogar Show do Milhão, pedir comida pelo iFood, obter informações com com Bradesco e Itaú, oferecer às crianças histórias da Turma da Mônica e vídeos da Galinha Pintadinha, tocar canções de ninar do Leite Ninho, pedir um Uber e verificar o status do seu voo com a Latam.

Além do programa de incentivo, a empresa está oferecendo cursos gratuitos para que desenvolvedores aprendam a criar skills para Alexa. Entre os cursos está o Cake Walk, indicado para quem nunca fez um skill.

Premiações incluem itens como Echo Dot, caneca inox e carregador portátil